Relógios devem ser adiantados em uma hora


O novo horário valerá pelos próximos 120 dias - até 16 de fevereiro de 2014

Jornal Cruzeiro do Sul
A partir de zero hora deste domingo começa a 42ª edição do horário de verão e, para tanto, todos os relógios devem ser adiantados em uma hora. A medida, que visa a economia de energia elétrica, deve ser feita em todos os Estados da Região Sul, Sudeste e Centro-Oeste e no Distrito Federal. O novo horário valerá pelos próximos 120 dias, até a zero hora do dia 16 de fevereiro de 2014, quando os relógios devem ser atrasados em uma hora. 

A Companhia Piratininga de Força e Luz (CPFL) estima uma redução de 1% na demanda global por energia elétrica nas 27 cidades em que atua no País. A quantidade equivale a menos 102.308 MW consumidos por hora, quantidade suficiente para abastecer Sorocaba por 17 dias. A alteração no horário, que tem por finalidade melhorar o aproveitamento da luz natural, divide opiniões e mexe com a rotina da população. 

Na relojoaria administrada por Mercedes Fátima Silva, os relógios começaram a ser adiantados já na quinta-feira. "São muitos pra mudar só no dia", afirma o filho da proprietária, Carlos Augusto Silva. O comerciante afirma não gostar do horário de verão. "Para quem dorme tarde e acorda cedo, como é o meu caso, a sensação de cansaço é maior com o adiantamento". 

Já a comerciante Mercedes e a sobrinha Amanda Francine Leite, que trabalha no local, são a favor da mudança. "O dia dura mais, as pessoas aproveitam a claridade para fazer compras com a família", acredita Mercedes. Já a vendedora Amanda se sente mais segura ao ir embora do trabalho. "Saio às 18h e ainda está claro, me sinto mais segura". A única desvantagem, afirma, é na hora de acordar. 

"Levantar cedo fica mais difícil estando escuro", complementa. É o que também acredita a dona de casa Maria Aparecida Santos, que acorda cedo para levar os dois filhos à escola. "Já é difícil para as crianças levantarem de manhã, e com o horário de verão a preguiça é ainda maior", afirma.

A mudança de horário acontece no verão pois é o período em que a eletricidade é mais usada. Neste período, a iluminação pública começa a funcionar a partir das 19h, quando se encerram o horário comercial e as atividades industriais, em sua maioria. O horário de verão foi implantado pela primeira vez no Brasil em 1931, mas de forma consecutiva, acontece há 28 anos.

Postar um comentário

0 Comentários