Sorocaba comemora rio com peixes e quer tratar 100% do esgoto até 2015

Cidade trabalha na construção da sétima estação de tratamento.

Processo final de despoluição do rio depende de cidades vizinhas.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
Comente agora
Depois de conseguir a despoluição do rio que leva o nome da cidade, um projeto que levou mais de uma década para se concretizar, Sorocaba (SP) tem uma meta ousada para a área de saneamento básico: chegar à marca de 100% no tratamento do esgoto.
Hoje, esse índice é de 96%, resultado que, somado a outros indicadores, deixou a cidade em quinto lugar no ranking do Instituto Trata Brasil, anunciado no começo deste mês.
Para chegar a 100% e atender às 8 mil residências que ainda não têm seu esgoto tratado, a cidade precisa de uma nova estação de tratamento de esgoto (ETE), que será chamada de ABC e vai ser voltava às residências e empresas dos bairros de Aparecidinha, Cajuru e Éden, na zona industrial.
O custo é de R$ 60 milhões e a verba foi cedida pelo governo federal. “Essa última estação deverá estar concluída até março de 2015 para a gente fechar este ciclo”, diz o diretor do Serviço Autonômo de Água e Esgoto de Sorocaba, Wilson Unterkircher.
Trabalho em equipe
A despoluição do rio Sorocaba, que hoje recebe até pescadores, está concluída dentro da cidade, mas isso não deixa o local 100% livre de problemas. As cidades vizinhas, mais atrasadas no processo de tratamento, acabam fazendo com que a sujeira chegue ao rio, casos deMairinque e Alumínio(SP), que despejam esgoto não tratado no córrego Pirajibu, que deságua no rio Sorocaba.
“Isso ainda é ruim, porque prejudica todo mundo que depende do rio, pessoas e animais. O impacto ainda é muito grande”, diz André Cordeiro, membro do Comitê da Bacia Hidrográfica dos rios Sorocaba e médio Tietê. As duas cidades estão trabalhando em estações de tratamento de esgoto, que só devem ser concluídas no fim do ano que vem.
A cor marrom do rio Sorocaba demonstra a qualidade da água do manancial (Foto: Divulgação/Saee Sorocaba)Com a despoluição do rio Sorocaba será possível a captação da água para abastecimento dos moradores (Foto: Divulgação/Saee Sorocaba)

Postar um comentário

0 Comentários