Sorocaba já tem 13 pré-candidatos


Estão praticamente definidos 8 candidatos a deputado estadual e 4 a deputado federal. Raul Marcelo está em dúvida


Carolina Santana
carolina.santana@jcruzeiro.com.br

Os partidos políticos com representação em Sorocaba se articulam para as candidaturas do ano que vem e pelo menos 13 nomes já estão definidos como pré-candidatos. Os nomes estão sendo definidos pelos diretórios municipais e há casos em que ainda são mantidos em sigilos como forma de estratégia política. O prazo de filiação e troca de partidos termina no hoje, faltando exatamente um ano das eleições de 2014.

No PT, serão três candidatos por Sorocaba. De acordo com o presidente do partido na cidade, José Carlos Triniti Fernandes, o deputado estadual Hamilton Pereira é o pré-candidato a deputado federal, a deputada federal Iara Bernardi e Francisco França são os nomes pré-definidos para disputar para uma cadeira na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). "O Hamilton está no quinto mandato como deputado estadual e já havia nos comunicado que gostaria de disputar uma cadeira no legislativo federal", explica Triniti. A regional do PT conta com 34 cidades e apenas Sorocaba deve ter candidatos próprios.

São pré-candidatos pelo PSDB a atual deputada estadual Maria Lúcia e o ex-prefeito Vitor Lippi, que atualmente preside o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS). Maria Lúcia, que é a presidente do diretório municipal do partido em Sorocaba, deve concorrer à reeleição. Lippi é pré-candidato a deputado federal. "Minha candidatura é natural, por estar no terceiro mandato e a de Vitor Lippi é pela trajetória política que ele construiu", resumiu ela.

Ex-deputado estadual pelo Psol, Raul Marcelo afirma ser um dos pré-candidatos do partido a uma vaga no legislativo mas ainda não sabe se concorre a deputado estadual ou federal. "Existe um pedido do partido para eu sair para o Senado, mas essas chances são mais remotas", avalia. Marcelo destaca que o partido fará um congresso em novembro para a definição oficial dos candidatos.

No PMN há definição apenas para o pré-candidato a deputado federal que será o advogado Márcio Tomazela. O presidente da executiva municipal do partido, Hudson Nilton Ramos, adianta que o nome para a Alesp ainda está sendo definido. "Temos três opções que serão colocadas durante reuniões do partido nos próximos dias", adiantou Ramos. Segundo ele, o pré-candidato natural à Alesp seria o pastor Luis Santos que nesta semana anunciou sua filiação ao Pros.

Recém filiado ao Pros, o pastor Luis Santos revela ter deixado o PMN por não ter tido na antiga legenda receptividade para concorrer as eleições do ano que vem. "A mudança é para um partido que, se houver a possibilidade, garanta a minha candidatura", explica o vereador que é pré-candidato a deputado estadual. "Meus projetos sociais estão mais afetos à Sorocaba e região", pondera o pastor. Segundo ele, até o momento seu nome é o único confirmado como pré-candidato em Sorocaba.

Pelo PSD o pré-candidato sorocabano confirmado é o pastor Jefferson Campos que deve concorrer à reeleição como deputado federal. Na região o partido ainda deve lançar Herculano Passos e Rita Passos como candidatos a deputados federal e estadual, respectivamente. Apesar do atual secretário municipal de Habitação da Prefeitura de Sorocaba, Hélio Godoy, ter se colocado à disposição do PSD para as eleições do ano que vem, Herculano, que é coordenador regional da sigla, afirma que o cargo ocupado por Godoy inviabiliza sua candidatura.
 
Vontade 
"Nesse momento, para ser pré-candidato basta apenas a vontade do filiado. A única exigência agora é ser filiado ao partido", explica o vereador José Caldini Crespo, presidente do DEM em Sorocaba. O partido, por enquanto, tem Crespo como único pré-candidato definido e ele deve disputar uma vaga como deputado estadual.

Presidente do diretório municipal do PSDC em Sorocaba desde 2007, Douglas Camargo Pinto, é o único pré-candidato confirmado pelo partido na cidade. Ele deve sair na disputa por uma vaga na Alesp e, como adianta, não será o único do partido a disputar uma cadeira no legislativo estadual e a sigla também deve ter candidatos de Boituva e Votorantim. Pinto lembra que o prazo para filiação partidária termina hoje e a definição oficial dos candidatos deve ser feita apenas no ano que vem depois das convenções partidárias. 

"Também estamos aguardando as coligações. Filiamos empresários que têm a pretensão de sair, mas ainda não podemos falar em nenhum nome", afirmou. Entre as filiações esperadas, o presidente revela que pelo menos dois vereadores sorocabanos da atual legislatura estão na lista. Segundo o presidente do partido, o único pré-candidato definido para esse ano é ele mesmo que deve sair como candidato a deputado estadual. Sobre as coligações, ele adianta que o partido tem mantido conversas com o PMDB, PSDB e PT.
 
Sigilo estratégico 
Entre os partidos que preferem manter o sigilo com relação aos pré-candidatos estão o PPS e o PMDB. Presidente municipal do PPS, João Paulo Corrêa, afirma que reuniões para a definição dos pré-candidatos do partido ainda estão sendo feitas. "Acreditamos que é cedo para definir as possibilidades do partido. Temos nomes mas ainda não se fechou nada até porque as filiações podem ser feitas até sábado", argumentou Corrêa.

Por questões estratégicas o PMDB também preferiu manter sigilo em relação aos pré-candidatos de Sorocaba. Segundo o presidente do partido, Renato Amary, a expectativa é que Sorocaba tenha candidatos a deputado estadual e federal. "Mas preferimos aguardar para fazer a divulgação. É até por estratégia política", pondera Amary. Segundo ele nenhuma filiação de destaque deve ser feita ao PMDB da cidade esse ano e os candidatos devem sair do quadro atual de filiados.

Apesar de não citar nomes, Iran de Lima, presidente do PRP em Sorocaba, afirma que o partido terá pelo menos quatro candidatos na cidade para as eleições de 2014. "Ainda temos filiações importantes sendo feitas. Vamos nos manifestar sobre isso no domingo ou segunda-feira", afirma. O presidente do PV, o vereador Jessé Loures foi procurado pela reportagem mas, até o fechamento desta edição, não havia retornado o contato.

Pré-candidatos com nomes confirmados em Sorocaba
Hamilton Pereira (PT) - deputado federal 
Iara Bernardi (PT) - deputada estadual
Francisco França (PT) - deputado estadual
Raul Marcelo (Psol) - deputado estadual ou federal
Márcio Tomazela (PMN)- deputado federal 
José Caldini Crespo (DEM) - deputado estadual
Douglas Camargo Pinto (PSDC) - deputado estadual 
Luis Santos (Pros) - deputado estadual
Maria Lúcia (PSDB) - deputada estadual
Vitor Lippi (PSDB) - deputado federal
Carlos Cézar (PSB) - deputado estadual
Cláudio do Sorocaba 1 (PR) - deputado estadual
Jefferson Campos (PSD) - deputado federal

Postar um comentário

0 Comentários