Fila para prótese dentária na capital tem 28,3 mil pacientes

Léo Arcoverde e Paula Felix

do Agora
Os pacientes que precisam de uma prótese dentária pela rede municipal de São Paulo têm de enfrentar uma longa fila para recuperar o sorriso.
São 28,3 mil pessoas aguardando por uma dentadura e a espera demora, em média, um ano e meio, segundo balanço da Secretaria Municipal da Saúde.
Os dados são de março deste ano.
Atualmente, a prefeitura produz 6.000 próteses ao ano em seus dois laboratórios.
Neste ritmo, a rede municipal levaria quatro anos e meio para zerar a fila, sem levar em conta pacientes que tenham entrado na espera a partir deste mês.
As próteses podem ser total, quando tem todos os dentes, ou parcial.
De acordo com Rejane Calixto, coordenadora de atenção básica da Secretaria Municipal da Saúde, porém, a espera é de um ano e meio.
Resposta
A Secretaria Municipal da Saúde informou, em nota, que pretende aumentar a oferta de próteses de 6.000 para 36 mil por ano.
Para isso, vai abrir mais quatro laboratórios de produção de próteses na capital ainda neste ano.
Atualmente, são entregues 500 dentaduras por mês e o número deve saltar para 3.000 no mesmo período.
De acordo com a pasta, o governo federal vai contribuir com a produção da metade delas com um repasse de R$ 2,5 milhões por ano.
A secretaria disse ainda que, no ano passado, instalou 286 consultórios e deve investir R$ 23 milhões com o governo federal no programa São Paulo Sorridente.
Sobre a falta de dentistas, a prefeitura informou que abriu concurso para a contratação de profissionais e que aumentou as equipes de saúde bucal no programa de Saúde da Família.
Sobre a demora para atendimento, a pasta disse que o tempo de espera varia de acordo com a UBS.

Postar um comentário

0 Comentários