Gaeco investiga suposto esquema de corrupção no CDP de Sorocaba

Segundo denúncia, presos pagariam para facilitar transferências.

Advogado do diretor do CDP afirmou que denúncias 'não têm fundamento'.

Jéssica PimentelDo G1 Sorocaba e Jundiaí
Comente agora
O Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) investiga um suposto esquema de irregularidades para beneficiar presos no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba (SP). De acordo com denúncias feitas à polícia, a direção do presídio estaria recebendo propina para facilitar a transferência de presos, a entrada de familiares e drogas na instituição.
Em entrevista ao G1, Cláudio Bonadia, promotor do Gaeco, informou que a investigação corre sob segredo de Justiça. "Quatro pessoas, que estariam ligadas ao esquema fraudulento já foram ouvidas. Aguardamos documentos emitidos pela Justiça para dar continuidade nas investigações“, diz. Bonadio explicou ainda que as investigações começaram em 2013 e que existe a possibilidade da prática de crime organizado no CDP. Novos suspeitos devem ser ouvidos nos próximos dias.
Promotor do Gaeco explicou que as investigações estão sob segredo de Justiça (Foto: Jéssica Pimentel / G1)Promotor explicou que as investigações estão sob
segredo de Justiça (Foto: Jéssica Pimentel/ G1)
Bonadia disse que os promotores do Gaeco devem se reunir nesta sexta-feira (4) com a corregedoria da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP). Em nota, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) informou que está apurando as denúncias.
Alexandre Ogusuku, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sede Sorocaba, informa que devido às denúncias de corrupção no presídio sorocabano, a OAB instaurou procedimento para apurar eventuais atos ilícitos, cuja pena mais severa é a exclusão dos quadros da ordem, se comprovado os fatos. “Dois advogados poderiam estar envolvidos. Vamos investigar e caso seja comprovado eles poderão ser excluídos da OAB e perderem o direito de advogar”, explica.

Ainda de acordo com o advogado, as investigações foram feitas por funcionários do CDP. “Sabemos que os próprios funcionários que fizeram esse tipo de denúncia, que foram anônimas, mas esta não é a primeira vez. Alguns deles já até respondem por desvios de conduta”, conclui.
Outro lado

Claudinei Machado, advogado do diretor do CDP de Sorocaba, Márcio Coutinho, afirmou que as denúncias não têm fundamento. “Nós vamos ajudar com o que o Gaeco precisar. Assim que eles pedirem documentos ou afins vamos encaminhar para ajudar a concluir o caso”, afirma Claudinei Machado.
Gaeco investiga suposto esquema de corrupção no CDP de Sorocaba (Foto: Reprodução/TV TEM)Suposto esquema de corrupção é investigado no CDP de Sorocaba (Foto: Reprodução/TV TEM)

Postar um comentário

0 Comentários