Greve geral na Argentina tem grande adesão na área metropolitana de Buenos Aires

  • Brasília
Da Agência Brasil
greve geral marcada para hoje (10) na Argentina teve uma grande adesão nas áreas metropolitanas de Buenos Aires. A greve afetou fortemente o transporte de passageiros com a paralisação de trens, ônibus e aviões, mas também esteve presente em setores de limpeza urbana, judiciais, serviços, hospitalares, portuários, gastronômicos, padeiros, entre outros.
Em uma conferência de imprensa, os secretários-gerais da Central Geral dos Trabalhadores (CGT) Azopardo, Hugo Moyano, da CGR Azul e Branca, Luís Barrionuevo, e da Central dos Trabalhadores Argentinos (CTA) dissidente, Pablo Micheli, consideraram o movimento “importante” e que  “representou a vontade da população”.
Durante a madrugada houve incidentes na Rodovia Panamericana, na altura da cidade de General Pacheco, quando manifestantes entraram em conflito com a Gendarmería Nacional Argentina (força de segurança militar que responde ao Ministério do Interior), o que deixou pelo menos seis militares feridos e resultou em um manifestante detido, segundo informações do Ministério da Segurança.
Tanto esse piquete, como os das cidades de Puente Pueyrredón, das avenidas General Paz,Los Constityentes, Corrientes, Callao, Córdona e Junín, em Buenos Aires, das rodovias do Oeste, Illia, Buenos Aires-La Plata, entre outras, terminaram após o meio-dia.
Pela manhã, após fazer uma primeira avaliação da greve e dos piquetes, o chefe de gabinete, Jorge Capitanich, disse que os organizadores do movimento “pretendem sitiar os grandes centros urbanos” da Argentina “com um grande piquete nacional e uma paralisação dos transportes”, ao mesmo tempo em que considera que as reivindicações dos manifestantes “não têm mais o mínimo de sentido” e “não condizem com a realidade”.
O ministro do Interior e Transportes, Florêncio Randazzo, determinou esta tarde uma resolução que determina uma multa diária para as empresas de transporte coletivo que não prestarem serviços.

Postar um comentário

0 Comentários