Número de refugiados sírios no Líbano ultrapassa 1 milhão

Agência Brasil 
O número de sírios registrados como refugiados no Líbano passou de 1 milhão, transformando-o no país com a maior concentração de refugiados per capita do mundo, anunciou hoje (3) o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur).
Os refugiados da Síria, metade dos quais crianças, equivalem atualmente a um quarto da população residente no Líbano, segundo a Acnur, que alerta que a maioria vive na pobreza e depende de ajuda para sobreviver.

Mais de 150 mil pessoas morreram na Síria desde o início do conflito, há três anos, de acordo com dados do Observatório Sírio dos Direitos Humanos. Metade da população abandonou as suas casas.
Em comunicado, a agência das Nações Unidas sustenta que o número constitui "um marco devastador" e que o Líbano está prestes a atingir o ponto de ruptura. "A afluência de milhões de refugiados seria massivo em qualquer país. Para o Líbano, uma pequena nação com dificuldades internas, o impacto é impressionante", destaca o alto-comissário português, António Guterres, citado no comunicado.
Do universo dos que fugiram do país, cerca de 600 mil registraram-se como refugiados na Jordânia e aproximadamente 670 mil na Turquia.
Segundo António Guterres, o Líbano tem vivido graves impactos econômicos devido ao conflito na Síria, além da deterioração da segurança, como resultado da crescente instabilidade regional. O número de refugiados impôs ainda graves constrangimentos nas áreas da saúde e educação e nos serviços de eletricidade e água. O Líbano abriga a maior concentração de refugiados da história recente", disse Guterres.

*Com informações da Agência Lusa

Postar um comentário

0 Comentários