Região Metropolitana de Sorocaba é aprovada na Assembleia Legislativa

Região contará com 26 municípios, cerca de 1,7 milhão de habitantes.

Para começar a valer, projeto deve ser sancionado pelo governador.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
Comente agora
Os deputados estaduais aprovaram na tarde desta terça-feira (8), por unanimidade, a lei que cria a Região Metropolitana (RM) de Sorocaba (SP). De acordo com a Assembleia Legislativa, a proposta prevê que os 26 municípios envolvidos passem a contar com um novo modelo de gestão compartilhada dos investimentos públicos e estratégicos, visando o desenvolvimento regional de forma sustentável. Para a criação da RM o projeto deve ser sancionado pelo governador Geraldo Alckmin.

Um fundo de desenvolvimento regional também será criado para dar suporte financeiro ao planejamento integrado e às ações conjuntas. A região terá população estimada de 1,7 milhão de habitantes. Ainda conforme a Assembleia Legislativa, a produção do Produto Interno Bruto (PIB) da região é em torno de R$ 40 bilhões por ano.
Com a RM de Sorocaba, será criada também uma autarquia com a função de planejar e executar as ações de âmbito metropolitano, que vai arrecadar receitas próprias, elaborar planos, programas e projetos de interesse comum e estratégicos.
Confira os municípios que farão parte da RM de Sorocaba:
Alambari
Alumínio
Araçariguama
Araçoiaba da Serra
Boituva
Capela do Alto
Cerquilho
Cesário Lange
Ibiúna
Iperó
Itu
Jumirim
Mairinque
Piedade
Pilar do Sul
Porto Feliz
Salto
Salto de Pirapora
São Miguel Arcanjo
São Roque
Sarapuí
Sorocaba
Tapiraí
Tatuí
Tietê
Votorantim

Postar um comentário

0 Comentários