São Roque intensifica trabalhos para evitar epidemia de dengue

César Santanacesar.santana@jcruzeiro.com.br

Com 35 casos de dengue registrados somente neste ano, a cidade de São Roque pode chegar a uma epidemia da doença já na próxima semana. O município trabalha ainda com outros 12 casos em análise e é o segundo com maior número de registros entre os 16 da área de cobertura do jornal Cruzeiro do Sul, atrás apenas de Sorocaba, onde são 47 até o momento. De acordo com o Departamento de Saúde da cidade, a situação de alerta de epidemia pode ser declarada a partir do momento em que houverem 50 casos (isso para municípios deste porte; São Roque possui atualmente cerca de 84 mil habitantes).

Em comparação com os registros de dengue no município em 2013, a atual situação também preocupa. Isso porque a quantidade quase dobrou, tendo em vista que em abril de 2013 eram 20 confirmações da doença. Outro ponto que chama a atenção é que, enquanto em 2013, nesse mesmo período, apenas quatro dos 20 casos eram autóctenes (doença contraída no próprio município), neste ano esse índice passou para 23, com a menor parte (12) sendo importada (doença contraída em outra cidade).
Diante da situação, a Prefeitura de São Roque deu início a uma operação emergencial a fim de evitar a epidemia. A ação vem mobilizando funcionários de diversos setores da administração municipal que vem sendo treinados pela equipe do setor de zoonoses do município. Elas atuarão nas ruas, onde serão feitos bloqueios e nebulizações, além de visitas domiciliares para identificação de focos do mosquito transmissor da dengue. Ontem as ações, que contaram com a participação de duas equipes da Prefeitura e uma da Superintendência de Controle de Endemias (Sucen) ocorreram nas ruas José Bonifácio de Andrade e Silva e Santa Cruz além da avenida 16 de agosto, entre os bairros Vila Junqueira e Vila Santa Isabel. Ainda de acordo com a Prefeitura de São Roque, novas operações devem acontecer também nas próximas semanas.

Postar um comentário

0 Comentários