Sorocaba ganha 22.129 novos eleitores nos últimos dois anos


A cidade tem 436.650 pessoas aptas a votar: crescimento de 5,7% em comparação a fevereiro de 2012

Giuliano Bonamim
giuliano.bonamim@jcruzeiro.com.br


Sorocaba ganhou 22.129 novos eleitores no prazo de dois anos. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) registrou no mês passado um total de 436.650 pessoas aptas a votar na cidade, o que corresponde a um crescimento de 5,7% em comparação aos 414.521 computados em fevereiro de 2012. O número é maior comparado à porcentagem registrada no Estado de São Paulo, que teve um aumento de 3,4% no mesmo período - de 30.658 milhões para 31.712 milhões. A quantidade de eleitores em Sorocaba corresponde a 69,3% da população total da cidade. A última estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que em 2013 o município tinha 629.231 habitantes. Entre os 436.650 eleitores, 52,3% são mulheres e 47,7% são homens. O TSE detalha a pesquisa em 11 faixas etárias e, em Sorocaba, 25% do eleitorado da cidade tem entre 45 e 59 anos de idade. Os chamados novos eleitores, entre 16 e 20 anos de idade, somam 29.175 pessoas. A quantidade corresponde a 6,6% de todo o eleitorado sorocabano. O número total de eleitores sorocabanos para as eleições de 2014 será praticamente definido em 7 de maio. Essa data é a limite para a população fazer a inscrição eleitoral, pedir a transferência do título de eleitor e alterar o local para uma seção especial.

O interessado deve procurar um dos sete cartórios eleitorais de Sorocaba, situados na praça da Maçonaria, no bairro do Mangal. Para solicitar o título de eleitor, é necessário apresentar o documento oficial de identificação com foto e o comprovante de residência, além do certificado de quitação do serviço militar obrigatório para pessoas do sexo masculino, maiores de 18 anos. 

Esse aumento, segundo representantes da Justiça Eleitoral, deve-se ao crescimento vegetativo da cidade, além de novas transferências de pessoas vindas de outras regiões do Estado e do País, bem como campanhas realizadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O aumento do número de eleitores reflete diretamente no quociente eleitoral e do total de votos que um determinado partido necessita para eleger um parlamentar. 

A copeira Roseli Costa, 20 anos, esteve ontem no cartório para fazer a segunda via do título de eleitor. "É porque a empresa onde eu trabalho pediu", conta. Moradora do bairro Vila Carvalho, ela diz ter perdido o documento na semana passada. Já a situação do vendedor Cláudio Reis, 41, é um pouco mais complicada. Ele não compareceu às urnas nas últimas eleições, deixou de justificar o voto e o título de eleitor acabou cancelado. "Agora preciso refazer todo o processo, até buscar o registro de reservista", conta.

Reis morava em São Paulo. Está em Sorocaba há dois anos e pretende registrar o seu voto na cidade durante as eleições deste ano. 
A chefe do cartório eleitoral da zona 137, Laurinda Ana de Negreiros, explica que após o dia 7 de maio será possível fazer apenas a segunda via do título de eleitor. Segundo ela, o movimento tem sido tranquilo. "Tradicionalmente, o volume de pessoas fica mais intensificado nos dias próximos do prazo final", conta.

Laurinda lembra que o voto é facultativo aos jovens de 16 e 17 anos de idade. "Ele não é obrigado a votar, mesmo que tenha tirado o título de eleitor", ressalta.

No dia 5 de outubro, os brasileiros vão às urnas escolher o presidente da República, governador, senador, além dos deputados federal e estadual. Nos casos de eleições majoritárias (presidente e governador) em que houver segundo turno, a população votará novamente em 26 de outubro.

Postar um comentário

0 Comentários