16 focos de incêndio são registrados em um só dia

Foram 786 casos no 1º semestre contra 383 no mesmo período de 2013


André Moraes
andre.moraes@jcruzeiro.com.br
 

A falta de chuvas vem fazendo com que o número de incêndios e queimadas aumente a cada dia, mobilizando as equipes do 15º Grupamento de Bombeiros de Sorocaba. Somente no domingo, a corporação atendeu a 16 casos de fogo em áreas verdes e terrenos baldios da cidade, conforme relatado em seu Twitter oficial (@cecom15gb). A estiagem, inclusive, fez com que dobrasse o número de focos de incêndios registrados na cidade no primeiro semestre deste ano. Foram 786 casos entre janeiro e junho de 2014, contra 383 no mesmo período do ano passado. 

No último domingo, entre às 10h46 e às 22h44, foram 16 ocorrências, o que dá uma média de 2 incêndios a cada 3 horas. Isso mostra que os bombeiros tiveram bastante trabalho, já que os casos aconteceram em diversas regiões da cidade. O primeiro deles foi registrado às 10h46 no Wanel Ville, um dos bairros onde mais ocorrem casos de incêndios e queimadas. Quase um hora depois, às 11h35, a corporação teve de deslocar uma equipe ao bairro Aparecidinha, onde havia um registro de fogo em vegetação natural na estrada Bom Jardim. 

O próximo atendimento foi feito no Jardim Josane, já que uma área verde da avenida Três de Março pegava fogo, por volta das 13h35. Os trabalhos dos bombeiros continuaram intensos naquele dia, já que eles passaram ainda pelo Éden, Alto da Boa Vista, Lopes de Oliveira, Jardim Topázio, Jardim Betânia, Santa Esmeralda, Árvore Grande, Vila Colorau, Vila Zacarias e Campolim. O último combate a incêndio ocorreu às 22h44 no quilômetro 5 da rodovia Celso Charuri. O 15º Grupamento de Bombeiros de Sorocaba também esteve em Araçoiaba da Serra, no domingo, para apagar as chamas que se alastravam por uma área verde do bairro São Conrado. 

O Corpo de Bombeiros deixou de atualizar sua conta no Twitter na tarde de ontem, já que o governo de São Paulo restringiu, até o fim das eleições, o conteúdo e a atualização de dados em seus sites e perfis em redes sociais. 

Estiagem 

A estiagem registrada nesse ano, que trouxe índices altos de falta de chuvas, vem colaborando para o aumento de ocorrências de incêndio e queimadas em Sorocaba. "A chuva é sempre importante para prevenir e evitar esse tipo de ocorrência que é a queimada. A mata estando seca favorece o início de uma queimada caso haja um agente causador, por exemplo, uma ponta de cigarro acesa", relatou o 15º Grupamento de Bombeiros de Sorocaba na semana passada, quando passou informações sobre o número de incêndios e queimadas combatidos na cidade neste ano, que dobrou na comparação entre o primeiro semestre de 2014 e 2013. 

Para auxiliar nos trabalhos dos bombeiros, existem algumas orientações à população. A corporação destaca que as pessoas devem evitar de jogar bitucas de cigarro acesas perto de áreas com muito mato, pois essa atitude, aliada ao tempo seco, favorece o registro de queimadas. Além disso, a corporação indica que os proprietários de terrenos sem construções devem mantê-los com o mato capinado ou então limpos de entulhos. 

Chuvas 

Uma boa notícia é que há a previsão de chuva entre hoje e amanhã em Sorocaba. Segundo a meteorologista Helena Balbino, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), uma frente fria que chegou ontem na cidade deixou o tempo mais nublado e úmido, favorecendo o registro de chuviscos isolados para hoje. Já amanhã é esperado que chova durante a madrugada, por conta de uma instabilidade ocorrida na atmosfera. "Mas a previsão não é de chuva forte", ressalta. Na sexta-feira, dia 11, pode ser que caia alguns chuviscos na cidade.

Postar um comentário

0 Comentários