Cruz Vermelha desviou grana de doações, diz auditoria

A Cruz Vermelha Brasileira desviou o dinheiro arrecadado em campanhas humanitárias, afirma auditoria encomendada pela Federação Internacional das Sociedades da Cruz Vermelha, órgão com sede em Genebra (Suíça).

De acordo com a investigação, foram desviadas doações feitas para socorrer vítimas de conflitos na Somália, do tsunami no Japão e das enchentes na região serrana do Rio de Janeiro.
Os valores –R$ 211 mil nas duas primeiras campanhas e R$ 1,6 milhão, na última –foram repassados à ONG Humanus, que pertence a Alzira Quirino da Silva, mãe de Anderson Marcelo Choucino, vice-presidente da Cruz Vermelha à época em que as transferências foram feitas.
Resposta
Presidente da Cruz Vermelha nacional desde 2013, Rosely Sampaio afirmou que o relatório da auditoria será levado à Justiça para que os desvios apontados sejam investigados.
"Temos todo o interesse que as coisas sejam realmente apuradas, para que a instituição possa, enfim, dar seguimento à sua missão", afirmou.
Alzira Quirino da Silva afirmou, por e-mail, que desconhece a auditoria e, por isso, não poderia comentá-la.
Disse ainda que, desde 2008, o Humanus presta assessorias, organiza eventos e atividades voltadas à área da saúde, entre outras coisas.
Ex-presidente
Carmen Serra, ex-presidente da Cruz Vermelha do Maranhão, seu irmão, Serra Jr., e Anderson Marcelo Choucino, não foram localizados.
A mãe de Choucino disse à reportagem ontem que não tinha autorização dele para fornecer seu telefone.

Postar um comentário

0 Comentários