Doença preocupa autoridades

Jornal Cruzeiro do Sul

A febre chikungunya preocupa a Prefeitura de Sorocaba. Tanto que, em agosto, os profissionais da saúde do município farão um curso de capacitação para a abordagem do quadro clínico dos infectados e as formas de tratamento e de notificação da doença ao serviço público. O evento será organizado pela Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, por meio do Grupo de Vigilância Epidemiológica (GVE), mas a data exata e o local do encontro não foram divulgados.

A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) emitiu em junho um alerta epidemiológico referente à febre chikungunya. Não há casos registrados na cidade, mas o recado do governo serviu para alertar médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem. O comunicado foi disseminado em hospitais, Pronto Atendimentos (PAs) e pelas Unidades Pré-Hospitalares (UPHs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município.

A chamada febre chikungunya é uma doença viral parecida com a dengue e transmitida por um mosquito comum no continente africano. No Brasil, a preocupação é que o Aedes aegypti e o Aedes albopictus, mosquitos transmissores da dengue e da febre amarela, respectivamente, possuem condições de espalhar esse novo vírus pelo País.

No dia 7 de julho, o Ministério da Saúde confirmou 20 casos da doença no Brasil. A lista dos doentes inclui 17 militares e missionários brasileiros vindos do Haiti, uma médica brasileira e dois de haitianos que estavam no Brasil.

Segundo a SES, por enquanto não existe vacina disponível tanto para a prevenção quanto para o combate da doença. Em nota, o governo municipal disse que os pacientes infectados pelo vírus de chikungunya são reservatórios de infecção para os outros na casa e na comunidade. "Portanto, no momento, as medidas de saúde coletiva devem ser estabelecidas para minimizar a exposição do paciente aos mosquitos transmissores da doença, Aedes aegypti e Aedes Albopictus, evitando que ocorra transmissão autóctone da doença."

Recomenda-se que os pacientes com Chikungunya usem calças e mangas longas, além de repelentes. Outra sugestão é manter os infectados em ambientes protegidos com telas milimetradas até o décimo dia de sintoma. 

Controle da doença

Paciente com febre de início súbito acima de 38,5 graus Celsius e com dor ou inflamação nas articulações é suspeito de estar com a febre chikungunya. Outra possibilidade é o indivíduo ter residido ou visitado áreas endêmicas (ou epidêmicas) até duas semanas antes do inicio dos sintomas. (Giuliano Bonamim)

Postar um comentário

0 Comentários