Falta de caçambas e atraso na coleta faz lixo acumular em Mairinque

Muitas calçadas estão cobertas por lixo na cidade.

Segundo o prefeito, empresa já foi notificada quatro vezes.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
Os moradores de Mairinque (SP) reclamam da falta de coleta na cidade, resultando em ruas sujas e sacos de lixo espalhados pelas calçadas. Por causa da falta de caçambas para recolher o lixo, a sujeira está espalhada pelo chão. Segundo os moradores, a coleta também não tem passado com frequência pela cidade.
Essa é a reclamação do autônomo Cleuvio Nunes Quirino. Ele diz que tiraram a caçamba e o lixo fica espalhado, o que piora com a falta de coleta, que não passa há uma semana.
A dona de casa Isabel Maria Muniz Silveira explica que no bairro Lagoinha, onde mora, havia uma caçamba de lixo no local e que a vizinhança já estava acostumada. Agora, sacos plásticos, papelão e garrafas se acumulam e preocupam os moradores, já que não tem onde colocar.

De acordo com os moradores, por estes locais passam muitos turistas que seguem para Ibiúna, o que deixa a paisagem feia.
Ao percorrer algumas ruas de Mairinque, é possível ver algumas áreas com muito lixo espalhado pelo chão. O problema se agrava que o material é depoistado em lugares úteis, como ao lado de um ponto de ônibus ou perto de um córrego, o que pode provocar contaminação.
Segundo a prefeitura, a culpa é da empresa contratada para o serviço. O prefeito de Mairinque, Rubens Merguizo, reconhece o problema com o lixo. Ele ressalta, porém, que a empresa responsável pela coleta já foi notificada quatro vezes pela prefeitura e alegou falhas para justificar o lixo espalhado pelas ruas.
De acordo ainda com o prefeito, o contrato com a empresa terminou no dia 4 de julho e foi prorrogado por mais 30 dias. O edital de uma nova licitação deve ser publicado até sexta feira (11).
A equipe de reportagem do TEM Notícias tentou contato com a empresa responsável pela coleta de lixo na cidade, mas não obteve resposta.
Falta de caçambas e atraso na coleta faz lixo acumular em Mairinque (Foto: Reprodução/TV TEM)Falta de caçambas e atraso na coleta faz lixo acumular em Mairinque (Foto: Reprodução/TV TEM)

Postar um comentário

0 Comentários