Faltam médicos em postos da prefeitura para idosos

Felipe Amorim e Fábio Pagotto

do Agora
As Ursis (Unidades de Referência em Saúde do Idoso) sofrem com a falta de médicos, e pacientes reclamam da demora para agendar consultas. O Vigilante Agora visitou as sete unidades administradas pela Prefeitura de São Paulo e conversou com pacientes e funcionários.
A espera por uma consulta pode chegar a 90 dias, segundo a própria prefeitura.
Apesar disso, o atendimento é elogiado pelos pacientes.
As Ursis atendem idosos com problemas de saúde que exigem mais cuidados –os pacientes precisam ser encaminhados por outra unidade, geralmente uma UBS (Unidade Básica de Saúde).
A prefeitura afirmou que é difícil contratar médicos geriatras, e que o tempo médio de espera por consultas com especialistas na rede municipal pode chegar a 90 dias.
Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a falta de geriatras atinge todo o país e, na capital, há apenas 81 profissionais da especialidade.
A secretaria informou que foi realizado concurso público, e serão contratados profissionais para preencher as vagas. Também está prevista a implantação de mais oito Ursis na cidade.
Segundo a secretaria, a Ursi Jaçanã possui vaga para consulta no final de julho.
Já a Ursi Lapa foi desativada em 2012 segundo a secretaria, depois de a Secretaria Estadual da Saúde decidir instalar um CRI (Centro de Referência ao Idoso) no local.
A prefeitura informou que um geriatra da Mooca foi demitido e só um médico atende no local.
A secretaria disse ainda que a paciente saiu da unidade de Santo Amaro com a consulta já remarcada.
A pasta informou que a médica da unidade está de licença maternidade e que o outro geriatra da unidade passou mal naquele dia.

Postar um comentário

0 Comentários