GCM aumenta fiscalização contra cerol

Praças e parques e espaços públicos estão sendo monitorados inclusive com sistema de videomonitoramento


Sabrina Souza
sabrina.souza@jcruzeiro.com.br 

programa de estágio 

Com a chegada das férias, uma típica brincadeira infantil se torna mais frequente nos parques e praças da cidade: empinar pipas. E neste feriado não foi diferente. Mesmo com as baixas temperaturas e o tempo nublado, algumas crianças e adultos aproveitavam o vento da tarde de ontem para dar vida ao brinquedo no Parque das Águas e no Parque dos Espanhóis. O período também é de mais trabalho para a Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba, que desde o início do mês intensifica a fiscalização contra o uso do cerol. 

A GCM informa que o trabalho consiste em realizar patrulhamentos pela cidade, com ênfase nos bairros mais distantes. Espaços públicos, como praças, parques e áreas verdes também são monitorados, inclusive por intermédio do sistema de videomonitoramento. Apesar disso, não havia nenhuma fiscalização específica voltada ao uso do cerol durante a tarde de ontem nos parques visitados pela equipe de reportagem do jornal Cruzeiro do Sul. No Parque das Águas, uma viatura da corporação realizava o patrulhamento de rotina. Já no Parque dos Espanhóis, apenas os guardas da base comunitária fixa permaneciam no local, também sem nenhuma atividade voltada à brincadeira. 

A falta de fiscalização, no entanto, não impediu que o motorista David dos Santos levasse os filhos Yumi e Luana, de 11 anos, e Lucas, de seis, para empinar pipas no Parque das Águas durante o feriado de ontem. Ele conta que uma das alternativas usadas para garantir que a brincadeira seja segura é baixar a pipa, a fim de ficar longe das linhas com cerol. "Mesmo sabendo que aqui é difícil o uso do cortante, é melhor prevenir", cita ele, que considera importante o reforço na fiscalização. "O uso do cerol pode estragar a brincadeira inocente que é o empina pipas, por isso ensino as crianças a não usar o cortante e assim evitar acidentes", afirma. 

Uma coleção de pipas também saiu do porta-malas do carro da corretora de seguros Júlia Carvalho quando ela estacionou no mesmo parque durante a tarde do feriado. Os brinquedos eram para entreter os filhos Felipe, de 11 anos, e Rafael, de sete, além dos sobrinhos Gustavo, de dez, e Beatriz, de cinco, que segundo ela são especialistas na brincadeira. "Eles mesmos fazem o pipa e a rabiola personalizados para cada um", ressalta. "O vento hoje está bom, então trouxe eles para se divertirem um pouco", comenta. O mesmo fez o cozinheiro Stefano Cardoso, que ontem levou o sobrinho Apolo, de nove anos, para empinar sua pipa no Parque dos Espanhóis. "É uma brincadeira saudável, ele sempre faz amigos aqui", pontua. 

"Não empine essa ideia" 

Além do trabalho de fiscalização, a GCM também realiza palestras educativas em escolas, dentro da campanha "Cerol, não empine essa ideia". O uso do cortante é crime em Sorocaba e, nos casos de flagrantes, os guardas promovem a apreensão do material cortante e das pipas, além de aplicar multa no valor de R$ 1.394,47. Desde o início do ano até junho, foram apreendidas 19 latas de linhas e mais 15 pipas com cerol. Apesar disso, apenas duas multas foram aplicadas, segundo a corporação, devido à dificuldade de realizar o flagrante. Por conta disso, a população pode colaborar denunciando o uso do cerol pelos (15) 3212-9400 e 199 (Defesa Civil). (Supervisão: Adalberto Vieira)

Postar um comentário

0 Comentários