Ministério Público investiga falta de vagas em creches de Mairinque

Segundo pais, criança de 3 anos morta aguardava vaga no ensino infantil.

Prefeitura confirma que menino era o sétimo na lista de suplentes.

Adriane SouzaDo G1 Sorocaba e Jundiaí
Incêndio em Mairinque (Foto: Renata Golombieski/TV TEM)Segundo prefeitura, família morava em Mairinque
há três meses (Foto: Renata Golombieski/TV TEM)
O Ministério Público de Mairinque (SP) investiga a falta de vagas nas creches e escolas de ensino fundamental em Mairinque. A família do menino de 3 anos – que morreu queimado na segunda-feira (21) – alega que aguardava por uma vaga nas creches do município. A prefeitura da cidade confirmou a afirmação, explicando ainda que a criança era a sétima na lista de suplentes. Ele morreu quando estava sozinho em casa com o irmão mais velho, de 7 anos, que tentou acender o fogão e deu início ao incêndio.

Segundo informações do MP, a investigação está em andamento desde 2012, quando as primeiras denúncias chegaram. Em abril de 2013, um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) foi firmado com o poder público. Com isso, a prefeitura se comprometeu a resolver a questão o mais breve possível. Nesta semana o MP encaminhou à prefeitura um ofício exigindo informações sobre o cumprimento do TAC. Após a resposta do poder público o MP avaliará quais providências serão tomadas.

“A família residia em
 Mairinque há três meses e, com toda a certeza, a criança estaria regularmente matriculada ainda este ano, após o retorno do recesso escolar”, destaca trecho da nota, informando que a criança seria matriculada diretamente na Escola de Educação Infantil.  Segundo dados da Secretaria de Educação do Município, 80% das crianças de 3 a 4 anos, no bairro Vitória, estão matriculadas. Já na faixa de 5 anos o atendimento é de 100% da demanda no bairro.A criança vítima do incêndio morava com os pais, uma lavradora de 40 anos e um ajudante de pedreiro de 56, junto com os três irmãos, de 7, 11 e 14 anos. No dia do acidente, os irmãos estavam na escola e os pais, trabalhando. A família afirma que aguardava já há algum tempo pela vaga do menino na creche. Por meio de nota, a Prefeitura de Mairinque relata que a criança era, de fato, a sétima na lista de suplentes a uma vaga no ensino infantil do Jardim Vitória, onde morava.

Postar um comentário

0 Comentários