Nascem macacos raros em zoológico de Bauru (SP)

Dois macaquinhos raros nasceram no zoológico de Bauru, no interior paulista, que passou a ser o primeiro do País...



Nascem macacos raros em zoológico de Bauru (© SP)
"AE"
Dois macaquinhos raros nasceram no zoológico de Bauru, no interior paulista, que passou a ser o primeiro do País a reproduzir, em cativeiro, um filhote de macaco bugio de mãos ruivas (nascido há 30 dias) e crias da espécie sauim de coleira (nascido na semana passada).
A primeira espécie, recorrente na Amazônia e Mata Atlântica de alguns Estados do Nordeste, é considerada de alta vulnerabilidade. A segunda, quase extinta, é restrita apenas a poucas matas no entorno de Manaus e por isso é foco do programa de conservação do Instituto Chico Mendes.
"Não divulgamos os nascimentos antes para não atrair curiosos e atrapalhar a convivência dos animais", explicou o diretor do zoológico, Luiz Pires. Segundo ele, o filhote de bugio de mãos ruivas é filho de um casal de macacos jovens, resgatados em março de 2013 no desmatamento para instalação da linha de transmissão de energia Tucuruí-Xingu-Jurupari. "Nem nós esperávamos esse nascimento tão rápido", afirmou Pires.
Já o filhote de sauim de coleira nasceu de um casal recolhido com colecionadores. O filhote é o segundo da mesma espécie nascido no zoo de Bauru em dois anos. "Nosso zoo é o único que conseguiu reproduzir essa espécie em cativeiro."
Nenhum dos casais pode ser reinserido na natureza, e a possibilidade de reinserção dos filhotes (cujo sexo ainda não pode ser determinado) deve ser avaliada. Mas o sucesso no zoo é tanto que o local receberá mais três animais de colecionadores.

Postar um comentário

0 Comentários