Rodízio de abastecimento começa nesta 2ª na região do Éden

Jornal da Cruzeiro do Sul

Começa a partir desta segunda-feira (7) o sistema de rodízio de abastecimento de água nas regiões do Éden, Cajuru, Aparecidinha e Iporanga. Segundo o Serviço autônomo de Água e Esgoto (Saae), o objetivo é evitar o esgotamento da represa do Ferraz e consequentemente afastar a possibilidade de falta de água generalizada.

Desta forma, a autarquia interrompe a distribuição de água a partir da Estação de Tratamento de Água "Engenheiro Celso Eufrásio Monteiro" (ETA/Éden) das 6h às 18h, nos bairros pertencentes às regiões do Cajuru e Aparecidinha, incluindo o Jardim Village Cajuru, Villa Borghesi, Jardim Nilton Torres, Três Marias, Terras de Arieta, Jardim Maria dos Prazeres, Vila dos Dálmatas, Jardim dos Reis, Vila Verona e Jardim Rubi, e mais o próprio Cajuru e Aparecidinha.

Na sequência, ainda de acordo com a programação estabelecida, das 18h às 6h, a autarquia deixa de abastecer os bairros pertencentes às regiões do Éden e Iporanga, abrangendo os jardins Turmalina, Jatobá, Alegria, Amália, Harmonia, Boa Esperança, Lena, Éden Ville, Paraíso, Regente, Porto Belo, Novo Éden, Carolina, Copaíba e Primavera, além do próprio Éden e do Iporanga.

O rodízio prosseguirá nos dias seguintes, sempre observando essa alternância, um dia abastecendo as regiões do Éden e Iporanga e na sequência fazendo a distribuição normal na região do Cajuru e Aparecidinha.

De acordo com o diretor-geral interino do Saae, Fábio de Castro Martins, embora a represa do Ferraz tenha evoluído do nível crítico de 50 para 70 centímetros após o reforço de água a partir de dois lagos particulares cedidos por seus proprietários, a medida não foi suficiente para manter o abastecimento de todos esses bairros 24 horas por dia, sem que se corresse o risco de esgotar o principal manancial de captação daquela região.

"O rodízio que estamos adotando a partir desta segunda-feira é emergencial e temporário, devendo ser interrompido assim que o sistema volte a ficar equilibrado. Sem essa medida, correríamos o risco de esgotar a represa do Ferraz e provocar o desabastecimento generalizado de toda aquela região", enfatiza Fábio Martins.

Quanto ao restante da cidade, abastecido pelo sistema Itupararanga/Estação de Tratamento de Água "Dr. Armando Pannunzio" (ETA/Cerrado), o diretor-interino do Saae/Sorocaba afirma que não há risco de ocorrer situação semelhante.

Participação da população

Ainda de acordo com o Saae, a participação dos moradores das regiões do Éden, Cajuru, Aparecidinha e Iporanga será fundamental para que o rodízio de abastecimento não se prolongue. Por isso, o Saae pede a colaboração de todos, na utilização da água com a máxima economia, evitando-se alguns hábitos ainda comuns, como banhos longos, lavagem de carros e calçadas com mangueira e lavagem de louças e roupas com a torneira o tempo todo aberta.

"Com a colaboração e conscientização de todos, esperamos atravessar esse momento crítico, provocado pela estiagem, sem grandes transtornos", finaliza Fábio Martins. 

Postar um comentário

0 Comentários