Sindicância irá apurar irregularidades na Santa Casa de São Roque

Prefeitura questiona prestação de contas e qualidade do serviço.

Entidade tem até o dia 5 de julho para explicar sobre denúncias.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
A prefeitura de São Roque (SP) abriu uma sindicância para apurar irregularidades na prestação de contas e na qualidade do serviço prestado pela Santa Casa do município. A administração da irmandade nega as acusações.
O chefe do departamento de Saúde de São Roque, Sandro Rizzi, diz que 400 procedimentos estão na fila de espera e que nos meses de maio e junho só teriam sido realizadas cirurgias de urgência. “Agente compra o serviço da Santa Casa e a Santa Casa fornece os serviços de cirurgias eletivas e também de emergência. Houve um problema com a contratação desses cirurgiões da Santa Casa. Ela teve uma dificuldade de conseguir uma nova equipe e, com isso, houve uma parada das cirurgias eletivas por dois meses", explica Sandro Rizzi.

A prefeitura começou a investigação no dia 11 de junho e teria encontrado irregularidades nas prestações de contas da irmandade. "A principal suspeita, a principal inconformidade que a gente percebeu foi o uso do dinheiro público, destinado ao SUS em mão de obra que seria dos convênios e particulares", completa Sandro Rizzi.
A prefeitura começou a investigação no dia 11 de junho e teria encontrado irregularidades na prestação de contas da irmandade. No entanto, o administrador da Santa Casa se defende e alega que houve atraso nas cirurgias porque a prefeitura exigiu a troca médica e o município não teria garantido o repasse de R$ 53 mil a mais do novo contrato. "Nós contratamos a equipe indicada pela prefeitura em contrato emergencial e nesse período eles só estavam executando as cirurgias de urgência e emergência e nós continuamos aguardando a confirmação do repasse financeiro que a gente estava precisando", afirma o administrador Júlio Antônio Mariano.
A Santa Casa nega. "Os contratos médicos são separado, porém os pagamentos dos funcionários não dá para você mensurar exatamente qual funcionário trabalhou em um setor e no outro porque ele é dinâmico. Hoje, uma enfermeira que está atendendo no Pronto Atendimento, amanhã, ela pode estar atendendo as internações de particulares e convênios", justifica Júlio Antônio Mariano.
A Santa Casa tem até o dia 5 de julho para explicar a denúncia de uso indevido do dinheiro do Sistema Único de Saúde (SUS) para despesas com serviços particulares e de convênio. O administrador informou que recontratou a antiga equipe médica e as cirurgias eletivas foram retomadas.
As investigações da prefeitura começaram em junho (Foto: Reprodução/TV Tem)As investigações da prefeitura começaram em junho (Foto: Reprodução/TV Tem)

Postar um comentário

0 Comentários