Autarquia iniciará campanha de conscientização sobre consumo

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba inicia na próxima semana uma campanha institucional nos principais veículos de comunicação da cidade para conscientizar a população sobre a necessidade de não desperdiçar água. A ação acontece em conjunto com a equipe de educação ambiental da Prefeitura, que fará um trabalho de campo para orientar os moradores que forem flagrados em situações de desperdício de água. Caso a iniciativa não alcance o resultado esperado, a autarquia não descarta a possibilidade de iniciar a aplicação de multa nos consumidores que excederem o consumo.


O estado de alerta foi motivado pela expressiva redução no nível da represa de Ipaneminha, onde é feita parte da captação de água para a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cerrado, em complemento ao volume retirado da represa de Itupararanga. Segundo a autarquia, a Ipaneminha está com menos de 10% do seu volume. Num período normal, os níveis da represa ficam entre 1,50 e 2,00 metros. Na terça-feira passada, chegou a cair para 10 cm. Quinta-feira, depois da chuva que atingiu a cidade na quarta-feira, subiu para 20 cm.

De acordo com o Saae, essa situação da represa de Ipaneminha pode provocar dificuldades de abastecimento em alguns bairros mais altos da cidade, principalmente nos dias em que forem registradas temperaturas altas e, consequentemente, haja consumo exagerado de água por parte da população. A autarquia descarta, no entanto, a adoção de racionamento na cidade.


Rodízio


Desde o dia 7 de julho, os moradores da região do Éden, Cajuru, Aparecidinha e Iporanga enfrentam um sistema de rodízio no fornecimento de água. A medida foi tomada depois que a represa do Ferraz, que é o principal local de captação daquela região, atingiu apenas 25% da sua capacidade. Como o período de estiagem se prolongou, com uma redução ainda maior no nível da represa, que chegou a 18% de sua capacidade, a autarquia passou a direcionar parte da água tratada na ETA/Cerrado para o abastecimento dessas regiões.

O Saae esclareceu, no entanto, que não houve aumento no volume de captação de água em Itupararanga, mas sim a utilização de uma linha de adução (tubulação) que permite à autarquia levar água que é tratada na ETA-Cerrado até a rede de distribuição da região do Éden/Cajuru. O diretor geral da autarquia, Adhemar José Spinelli Júnior, informou em matéria publicada no Cruzeiro do Sul no dia 27 de julho, que essa manobra não prejudica o abastecimento dos bairros atendidos pela ETA do Cerrado, pois trata-se de um volume excedente do que é captado da represa de Itupararanga. A medida, segundo ele, é temporária, até que a represa volte a atingir níveis adequados.

Segundo a autarquia, na última quinta-feira, depois da chuva da véspera, a represa chegou a marcar 91 cm. O nível considerado normal é de 1,50 e 2,00 metros. (Rosimeire Silva)

Postar um comentário

0 Comentários