Carros e pontos de ônibus ficam no meio de ciclovias

Amanda Gomes e Fabio Pagotto

do Agora
As novas ciclovias implantadas pela Prefeitura de São Paulo têm problemas de segurança para ciclistas e pedestres em diversos pontos.
Entre eles estão locais em que a ciclovia muda de lado da rua após um cruzamento e faixas exclusivas para bicicletas no meio de retorno de veículos e de pontos de ônibus.
Há ainda casos de carros estacionados nas ciclovias.
O plano da gestão Fernando Haddad (PT) é implantar 400 km de novas ciclovias até o final de 2015.
"Tenho medo de ser atropelada por uma bicicleta quando estou entrando ou saindo do ônibus. Elas não param, quase aconteceu outro dia", diz a atendente Naura Sena Ferreira, 34 anos, que pega ônibus no ponto diante do número 536 da rua do Bosque, na Barra Funda (zona oeste), onde há uma ciclovia.
Resposta
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) afirmou por meio de nota que as ciclovias citadas na reportagem ainda estão em fase de implantação e que, por isso, a sinalização delas ainda não está pronta.
No entanto, tanto a ciclovia da Barra Funda quanto a da avenida Assis Ribeiro já foram inauguradas. A CET disse ainda que instalará sinalização nos trechos perto de pontos de ônibus.
"Onde há pontos de ônibus será implantada sinalização específica priorizando o embarque e desembarque de passageiros e compatibilizando com a circulação das bicicletas", disse.
A CET afirmou ainda que vai avaliar a necessidade de instalação de semáforo no retorno da Assis Ribeiro.
O órgão não respondeu o que fará sobre os outros locais com problemas apontados pela reportagem.

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