Cidades da Grande SP sofrem com falta de água à noite

Felipe Amorim

do Agora
Moradores de ao menos dois bairros de Suzano e um de Ferraz de Vasconcelos, cidades da Grande SP abastecidas pelo sistema Alto Tietê, reclamam do corte no fornecimento de água à noite. Segundo eles, o problema começou há mais de um mês.
Desde o início do ano, o Alto Tietê tem ajudado a abastecer áreas antes atendidas pelo sistema Cantareira, maior reservatório da Grande São Paulo, hoje em seu menor nível desde 1974, ano de sua construção.
Desde maio, o nível do Alto Tietê, que está abastecendo cerca de 800 mil consumidores do Cantareira, caiu de 33% para 18,8%.
O pedreiro Izaías Felipe da Silva, 72 anos, diz que seu neto de 17 anos tem deixado de tomar banho quando chega da escola à noite.
"Todo mundo aqui está tomando banho mais cedo", diz.
Resposta
A Sabesp não comentou a falta de água à noite em Suzano e Ferraz, pois disse precisar dos endereços para apurar os problemas.
A reportagem forneceu os nomes das ruas, mas a empresa disse ser insuficiente.
A Sabesp tem afirmado que não pratica nenhuma medida de racionamento de água e que a redução da pressão na rede obedece as normas técnicas do setor.
Também diz acompanhar o nível das represas com o objetivo de administrar seu "uso racional" até o próximo período chuvoso, previsto para setembro.
Segundo a empresa, é aconselhável manter caixas d'água com capacidade para 24 horas.

Postar um comentário

0 Comentários