Computador do governo altera novamente perfil de Míriam

O perfil da jornalista Míriam Leitão foi alterado novamente no portal Wikipedia. Na listagem de livros de autoria...


Computador do governo altera novamente perfil de Míriam
"AE"
O perfil da jornalista Míriam Leitão foi alterado novamente no portal Wikipedia. Na listagem de livros de autoria da colunista, ao lado da obra "Convém Sonhar", foi inserida a sigla "LOL" (laugh out loud, do inglês), que pode ser traduzida como muitos risos ou chacota. A edição foi feita a partir da rede do Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), empresa estatal de Tecnologia da Informação.
A informação foi revelada pelo perfil @brwikiedits do Twitter, que monitora edições feitas no Wikipedia por redes do governo. Ontem, o jornal O Globo já havia publicado que os perfis de Míriam e do jornalista Carlos Alberto Sardenberg receberam inserções com teor negativo - todos feitos da rede do Palácio do Planalto.
A presidente Dilma Rousseff disse neste sábado ser inadmissível que esse tipo de alteração seja feita em computadores do governo. Por meio de nota, a Casa Civil informou que a presidente determinou a criação de uma comissão de sindicância para investigar o uso de computadores do Palácio do Planalto com essa finalidade.
De acordo com o jornal O Globo, o Serpro também vai investigar e apurar responsabilidades sobre o caso, mas informou que, por cumprimento de sigilo, não pode revelar qual órgão do governo usou o endereço IP para fazer as alterações.

Postar um comentário

0 Comentários