Lombadas em Mairinque causam transtornos aos motoristas

Muitas não são sinalizadas ou estão fora do padrão.

Prefeitura afirma que vai reforçar a pintura.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
Em Mairinque (SP), motoristas e pedestres estão preocupados porque as ondulações que existem nas ruas e avenidas não estariam cumprindo a função de reduzir a velocidade e aumentar a segurança.
Os motoristas que trafegam pelas ruas do bairro Setúbal mal conseguem ver a ondulação. A lombada foi colocada logo depois de uma curva e não está pintada. A placa indicando o obstáculo fica atrás da vegetação. Para quem vem no outro sentido, a dificuldade é semelhante. Marcas de freadas estão no asfalto indicando que muita gente já foi surpreendida. "Já vimos freadas, batidas e acidentes de pessoas que se perdem. Aí não é lugar de ter lombada", diz a cabeleireira Vera Lucia de Souza.
Perto desta lombada tem outra com situação muito parecida. Também não existe a pintura de solo e a sinalização vertical está apenas de um lado. "Quem já sabe não passa e quem não sabe passa reto", conta o aposentado Ricardo Cortez.

Em outros pontos da cidade, mais problemas. No bairro Nova Mairinque, a pintura está bastante desgastada. E a lombada aqui é muito útil porque, devido a um posto de saúde, há grande fluxo de pedestres.
Em um dos pontos do bairro Jardim Cruzeiro mais problemas com lombadas. Nenhuma das dez lombadas está com a pintura de solo e também não há placas indicando a presença delas.
Outro lado
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, a Secretaria de Obras de Mairinque conta com uma equipe para cuidar da sinalização que faz serviços contínuos. Os bairros citados deverão ser visitados no mês de agosto. Um edital começou a ser preparado para contratar uma empresa especializada em sinalização.
O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) estabelece regras para a implantação das ondulações transversais, que são as lombadas. Elas precisam seguir o padrão estipulado pelo Conselho, além de ter sinalização adequada incluindo placas indicativas de velocidade máxima no local e de aviso sobre a lombada. Elas também devem ser pintadas.
Muitas lombadas não são sinalizadas ou estão fora do padrão. (Foto: Reprodução / TV TEM)Muitas lombadas não são sinalizadas ou estão fora do padrão. (Foto: Reprodução / TV TEM)

Postar um comentário

0 Comentários