Manifestantes interditam vias do Centro e acesso dos ônibus ao terminal Sto Antonio

Jornal Cruzeiro do SulAproximadamente 100 integrantes de três movimentos sociais interditaram a entrada do terminal Santo Antonio no final da tarde desta segunda-feira, em protesto contra o reajuste na tarifa do transporte coletivo de Sorocaba. A manifestação começou às 17h e terminou às 19h20.

Os membros dos grupos ContraCatraca, Domínio Público e Juntos se uniram, por volta das 17h, em frente ao corredor de acesso ao terminal, onde realizaram panfletagem e conversaram com usuários. Às 17h55, bloquearam a entrada dos ônibus provenientes da rua Álvaro Soares. Guardas Civis Municipais se posicionaram com viaturas em frente aos manifestantes, de modo a manter uma barreira para impedir uma possível invasão.

Às 18h10, o grupo deixou o local em direção à avenida Afonso Vergeiro, pela rua Pedro Hirofumi Nakazoni. Na medida em que o grupo avançava, agentes da Urbes-Trânsito e Transportes interditaram trechos anteriores aos ocupados pelo protesto, fazendo os desvios e impedindo o contato com os motoristas. 20 minutos depois, os manifestantes fecharam a passagem do terminal na Afonso Vergueiro, embaixo do pontilhão. Para impedir a entrada da passeata pelo terminal, funcionários da Urbes fecharam a passagem com grades, até às 19h, horário em que o grupo seguiu para a praça em frente à Estação Ferroviária, permitindo a liberação da avenida Afonso Vergueiro. A dispersão ocorreu 20 minutos depois.

GCMs e policiais militares acompanham a manifestação à distância, sem qualquer interferência. O helicópetro Águia da PM sobrevoou o terminal durante parte do protesto.

Os três movimentos planejam um novo ato contra o aumento da tarifa na próxima quarta-feira, na praça Frei Baraúna.

Postar um comentário

0 Comentários