PRESIDENCIÁVEIS EM FOCO


"NÃO CONFIO NA MARINA SILVA NEM PARA CUIDAR DO MEU JARDIM" 
Blog do Dener Giovanini / Estadão
As traições de Marina. Bem que avisei! - por Dener Giovanini, ambientalista e documentarista cinematográfico
Em 2003, ainda no começo do governo do presidente Lula eu, que ainda não era jornalista, dei uma entrevista para o Estadão na qual afirmava categoricamente: “não confio na Marina Silva nem para cuidar do meu jardim”, CLIQUE AQUI para conferir. Confirmei minhas palavras no discurso que proferi na ONU ao receber de Kofi Annan o prêmio das Nações Unidas para o Meio Ambiente. Os petistas se arrepiaram, reclamaram e me criticaram. Não deu outra: se arrependeram. Em 2010, quando o Partido Verde aceitou a bancar a candidatura de Marina para presidência da República, novamente eu avisei em diversas oportunidades, que eles estavam dando um tiro no próprio pé. Fui criticado e esculhambado por algumas lideranças do PV. Não deu outra: eles também se arrependeram.
Quando Eduardo Campos oficializou a candidatura de Marina Silva como vice em sua chapa eu não perdi a oportunidade. Novamente afirmei em entrevistas e artigos que o PSB iria se arrepender. E, mais uma vez, não deu outra: Marina, além de não transferir votos, ainda criou uma série de dificuldades políticas para Eduardo, levando seu nome a patinar entre 10% do eleitorado. Não fosse sua trágica morte, ele sairia da eleição muito menor que entrou. E grande parte da culpa teria o sobrenome Silva

PARA LULA, MARINA NO 2º TURNO É PEDREIRA
Blog do Kennedy Alencar / iG
Para Lula, Marina seria “muito pior” no 2º turno do que Aécio - Comentário para a Rádio CBN
O tema do comentário no “Jornal da CBN” foi a avaliação que PT e PSDB fazem das chances de Marina Silva na disputa presidencial. Pesquisas internas dos dois partidos mostram que Marina conseguiu ocupar um segundo lugar isolado, fora da margem de erro. Dilma Rousseff (PT) segue na liderança. Aécio Neves (PSDB) cai para o terceiro lugar. A pesquisa Ibope que será divulgada na próxima terça-feira deve trazer números mais favoráveis à Marina Silva (PSB) nas simulações de primeiro e de segundo turno. O ex-presidente Lula disse, em reunião com a presidente Dilma, que Marina é “muito pior” de ser enfrentada numa segunda etapa do que Aécio

INTERESSE DA IMPRENSA NA EX-MINISTRA MARINA SILVA É APENAS OPORTUNISMO HIPÓCRITA: EM CONVERSAS PRIVADAS, ELA É MOTIVO DE CHACOTAS PRECONCEITUOSAS POR PARTE DE EDITORES E COLUNISTAS DE JORNAIS
Observatório da Imprensa
Verdades e mentiras no debate eleitoral - por Luciano Martins Costa
A entrevista da presidente Dilma Rousseff ao Jornal Nacional, da TV Globo, na sequência das apresentações de candidatos ao Planalto, ocorrida na noite de segunda-feira (18/8), deve ser contada como um ponto favorável ao seu propósito da reeleição.
Um balanço da série pode indicar que ela se saiu melhor que seu oponente mais próximo, o candidato do PSDB, mas a nova configuração da disputa, com a entrada da ex-ministra Marina Silva no lugar de Eduardo Campos, cria um contexto que precisa ser analisado com cautela.
O quadro político que se iniciou com as primeiras entrevistas de candidatos ao telejornal de maior audiência – e foi impactado pela morte de Eduardo Campos – se consolida num contexto em que a aprovação do governo de Dilma Rousseff se apresenta em recuperação. Nesse cenário, o ingresso de Marina Silva na linha de frente da disputa pode exercer um impacto menor do que fazem crer os analistas da imprensa. Ela terá pouco tempo para fazer o eleitor entender sua proposta de mudança nos paradigmas da política. Além disso, o interesse da imprensa na ex-ministra é apenas oportunismo hipócrita: em conversas privadas, ela é motivo de chacotas preconceituosas por parte de editores e colunistas de jornais

ADVERSÁRIO DE DILMA MUDOU: SAI AÉCIO, ENTRA MARINA
Folha - Painel - 25/08/2014
Equipe de Dilma estuda abandonar discurso de polarização com PSDB
O adversário mudou A equipe de Dilma Rousseff se reúne nesta semana para discutir como lidar com o crescimento de Marina Silva (PSB) na corrida presidencial. Petistas estudam abandonar o discurso de polarização com o PSDB, que pode beneficiar a candidatura de terceira via da ex-senadora. Pesquisas encomendadas pelo PT indicam que Marina ampliou sua vantagem sobre o tucano Aécio Neves nos últimos dias. Para a equipe de Dilma, a chance de um segundo turno contra Marina já beira os 90%.
O adversário mudou A equipe de Dilma Rousseff se reúne nesta semana para discutir como lidar com o crescimento de Marina Silva (PSB) na corrida presidencial. Petistas estudam abandonar o discurso de polarização com o PSDB, que pode beneficiar a candidatura de terceira via da ex-senadora. Pesquisas encomendadas pelo PT indicam que Marina ampliou sua vantagem sobre o tucano Aécio Neves nos últimos dias. Para a equipe de Dilma, a chance de um segundo turno contra Marina já beira os 90%.

AÉCIO NEVES AUSENTE DO DEBATE
Viomundo - 25/08/2014
Dilma e o tsunami Marina: “Acho que o pessoal está confundindo o presidente da República com rei ou rainha” - por Luiz Carlos Azenha
Campanha eleitoral. A presidente Dilma Rousseff dá uma entrevista pouco usual no Palácio do Planalto, em pleno domingo. Hora de ocupar espaços na mídia. A Folha interpreta a declaração como resposta de Dilma a Marina Silva, que a respeito da propaganda eleitoral da petista afirmou que o Brasil não precisa de uma gerentona.
Curiosamente, Aécio Neves está ausente do debate

Folha - 25/08/2014
Para Dilma, crítica de Marina denota falta de experiência
É a primeira vez, na atual campanha, que a presidente rebate diretamente uma fala da ex-colega de ministério

QUEM É O DONO DO AVIÃO?
G1
Com Marina, Beto diz que PSB dará explicações sobre avião de Campos
Candidato do PSB morreu em 13 de agosto em acidente durante campanha.
Segundo jornal, PF apura suposta irregularidade no pagamento do aviã

REDE ECUMÊNICA
Folha
Queremos Lula e FHC como aliados, diz conselheiro econômico de Marina
Na manhã de sexta-feira (22), o economista Eduardo Giannetti da Fonseca estava animado com o resultado de pesquisas feitas pelo PSB e por instituições do mercado financeiro que sugeriam crescimento das preferências eleitorais da candidata do partido à Presidência, a ex-senadora Marina Silva.
As pesquisas indicam que a candidata, que ele conheceu na campanha eleitoral de 2010, firmou-se em segundo lugar na disputa presidencial deste ano e tem condições de derrotar Dilma Rousseff (PT) no segundo turno.
A possibilidade de vitória tende a alimentar especulações sobre a função reservada para Giannetti, que se define como uma pessoa "sem ambições políticas", num futuro governo. Mas ele diz que não tem interesse em ser o próximo ministro da Fazenda

DEBATES COM CANDIDATOS AOS GOVERNOS DE SP E DO DF

ACONTECE NESTA SEGUNDA DAS 17h45 ÀS 19h25 - SBT TRANSMITE
Uol
UOL, Folha, SBT e Jovem Pan fazem debate com candidatos do DF e de SP
O UOL, a "Folha de S.Paulo", a rádio Jovem Pan e o SBT promoverão debates entre os pretendentes ao Palácio dos Bandeirantes na próxima segunda-feira (25), em São Paulo. Em Brasília, no mesmo dia, UOL, Folha e SBT também farão um debate entre os candidatos ao Palácio do Buriti.
Nas duas capitais, ele acontecerá das 17h45 às 19h25, nos estúdios do SBT, e terá transmissão ao vivo pela emissora, pelo UOL, pelo site da Folha e pela rádio Jovem Pan. A apresentação será de Carlos Nascimento
Em São Paulo, sete candidatos (PSDB, PMDB, PT, PSOL, PV, PRTB e PHS) participarão do debate. O programa terá quatro blocos com três intervalos de cinco minutos. No primeiro, candidato pergunta para candidato. No segundo, jornalistas dos quatro veículos que promovem o debate farão perguntas a um candidato e escolherão outro para comentar a resposta, que terá direito a réplica. No terceiro, novamente perguntas livres entre os candidatos. Por fim, o quarto bloco será dedicado às considerações finais.

DIREITOS HUMANOS

REVISÃO DA LEI DE ANISTIA JÁ
Estadão - 25/08/2014
‘O Brasil tem duas tradições: o esquecimento e a impunidade’ - Entrevista com Ivo Herzog
Filho de Vladimir Herzog defende a revisão da Lei da Anistia. E diz que somente a educação ajudará o País a mexer em feridas como o racismo e a violência policial

OS MAIS JOVENS NÃO TÊM IDEIA DO QUE FOI A DITADURA
Folha - 25/08/2014
'A gente não digere a violência' diz Marcelo Rubens Paiva sobre ditadura
A participação emocionada de Marcelo Rubens Paiva na Festa Literária Internacional de Paraty deste ano, na mesa sobre os 50 anos da ditadura, comoveu o público, reverberou nas redes sociais e se tornou alvo de polêmica, após manifestações agressivas de Roger, líder da banda Ultraje a Rigor, na internet.
O escritor, filho do deputado Rubens Paiva, morto sob tortura em 1971, havia citado o músico, no debate em Paraty, como exemplo de quem desconhece a ditadura. No Twitter, Roger reagiu: "Minha família não foi perseguida pela ditadura porque não estava fazendo merda".
Escritor, jornalista, roteirista e dramaturgo, tuiteiro, blogueiro, com tração das quatro rodas. Assim Rubens Paiva, nascido em 1959 em São Paulo, se define. Publicou 11 romances, entre os quais o best-seller "Feliz Ano Velho" (1982). Nesta entrevista, ele, que também é dramaturgo e colunista do jornal "O Estado de S. Paulo", fala da ditadura e de seus ecos.
A gente não digere a violência. Os mais jovens não têm ideia do que foi a ditadura. Quem acompanhou a redemocratização, fez parte da mobilização estudantil no final dos anos 1970, a fundação do PT, as Diretas-Já, leu os livros que tinham de ser lidos, viveu de certa forma a ditadura, sabia o que era.

CRISE DA ÁGUA EM SP

CORRIDA POR POÇOS ARTESIANOS
Folha
Seca provoca corrida por poços artesianos no interior de São Paulo
Com mais de 2 milhões de pessoas sob racionamento oficial e rios cada vez mais secos, o interior de São Paulo vive agora uma corrida por poços artesianos –que começa a alcançar também a região metropolitana.
Os poços são uma alternativa viável de abastecimento de água, segundo especialistas consultados pela Folha, mas a expansão enfrenta dificuldades, como alto custo, excesso de demanda e lentidão na análise de licenças.
A procura pelo serviço aumentou, segundo as empresas do setor, e a espera para perfurar um poço pode chegar a 45 dias

HISTÓRIA

BIOGRAFIA DE GETÚLIO VARGAS EM TRÊS LIVROS FEITA POR LIRA NETO
Blog do Kennedy Alencar / iG
Getúlio achava certo ser ditador para modernizar país, diz biógrafo
Não há prova de que Getúlio tramou atentado contra Lacerda, afirma Lira Neto
Em entrevista ao “SBT”, o biógrafo Lira Neto afirma que o ex-presidente Getúlio Vargas não tinha “nenhum pudor” em se assumir como um ditador. Neto explica que, para o Getúlio, um governo forte e unipessoal seria a “forma moderna de governar”.
Neto é autor da mais recente biografia sobre o ex-presidente gaúcho. Para escrever os três livros que narram a história, teve acesso a mais de 1.600 páginas de cartas inéditas trocadas entre Getúlio e sua filha Alzira Vargas

ESPORTES

APAGÃO CORINTIANO MOSTRA QUE TIME PRECISA DE PSICÓLOGO
T
Grêmio garante a vitória em apagão corintiano, curiosamente com a presença de Scolari
Curiosamente, Felipão viu o seu Grêmio vencer a segunda partida sob seu comando justamente por se aproveitar de um apagão do adversário. E no caso de hoje cabe, sim, dizer que foi esse o motivo, pois o Corinthians controlou as ações no primeiro tempo e não correu riscos, porém no início da segunda etapa sofreu dois gols de Barcos em três minutos. Pane. Depois, voltou a dominar o cortejo, diminuiu o placar com Guerrero e por pouco não escapou da derrota. O resultado não refletiu o que foi a peleja.

CORINTHIANS PAGA PARTE DOS SALÁRIOS DO TRIO DE  ATACANTES FORMADO POR  PATO, SHEIK E RAMIREZ
ESPN
Pela folha de pagamento, Corinthians peita até o ataque do Cruzeiro no Brasileiro
Se fossem de seu ataque os onze tentos do trio, o Corinthians seria a equipe que mais faz gols no Brasileiro, dividindo a ponta com o Cruzeiro, que já marcou 34 vezes e é disparado o time mais letal do Brasileiro até aqui. O segundo time de melhor setor ofensivo é o São Paulo, de Pato, com 26 tentos

MELHORES MOMENTOS
G1
Escolha a partida de futebol ou outro esporte de sua preferência

Postar um comentário

0 Comentários