RodapéNews - 24 de agosto de 2014

Outlook.com Exibição Ativa
Padilha: "Já existe um racionamento de água velado no Estado"
Em entrevista para CartaCapital, o candidato ao governo do Estado de São Paulo pelo PT, o ex-ministro Alexandre Padilha, fala sobre o sistema Cantareira e sobre o racionamento de água.
00:04:25
Adicionado em 22/08/2014
931 exibições


AVIÃO USADO POR EDUARDO CAMPOS E MARINA SILVA  PODE TER SIDO COMPRADO COM DINHEIRO DE CAIXA DOIS

SE COMPROVADA ESTA FRAUDE, CANDIDATURA DE MARINA PODE SER CASSADA
Folha - 24/08/2014 - Página E11
PF vai investigar se avião foi comprado com uso de caixa dois
Depois de se deparar com uma empresa de fachada e empresários sem condições econômica para comprar um avião de R$ 18,5 milhões, a Polícia Federal vai apurar se a aeronave que caiu com o candidato à Presidência Eduardo Campos (PSB) foi comprada com dinheiro de caixa dois de companhias ou do próprio partido.
Além do limbo jurídico sobre quem é o dono do avião, há também suspeitas de crime eleitoral. Para justificar o uso do jatinho perante o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a campanha do PSB precisaria apresentar em sua prestação de contas documentos que não existem.
Para poder transportar o candidato até que a documentação fosse transferida para aliados de Campos, o avião precisaria ter sido doado para a campanha do PSB.
A lei eleitoral permite a doação dos chamados bens permanentes –avião ou carro. "Mas a doação precisa constar de um contrato, com a emissão de recibo eleitoral pela campanha", diz Katia Kufa, presidente do Instituto Paulista de Direito Eleitoral. "Esse contrato precisa ser feito antes da doação."

IRREGULARIDADE COMPROVADA PERANTE O CÓDIGO BRASILEIRO DA AERONÁUTICA
Folha
Transferência da operação do jato ao PSB configura táxi aéreo pirata
Ainda que a lei eleitoral permita a doação de um bem permanente como um avião, a transferência efetiva da operação do jato do grupo A. F. Andrade para a campanha de Eduardo Campos já configura uma irregularidade perante o Código Brasileiro da Aeronáutica, conhecida como táxi aéreo pirata.
De acordo com o Código da Aeronáutica, o dono de um avião registrado como privado pode até emprestar o avião para terceiros, mas ele continua responsável pela operação, pela contratação de pilotos, pelo seguro e pela manutenção do avião.
Por essa razão, a campanha de Campos não poderia assumir o avião antes da transferência efetiva do nome do operador na Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).
As penas previstas na legislação são de R$ 10 mil por operação, suspensão da certificação da aeronave por até 180 dias e cassação da certificação.
Além disso, o crime se enquadra no artigo 261 do Código Penal –"atentado contra a segurança de transporte marítimo, fluvial ou aéreo"– por "expor a perigo embarcação ou aeronave, própria ou alheia". O dispositivo prevê pena de reclusão, de dois a cinco anos.
Em caso de comprovação de uso de avião como táxi aéreo pirata, a agência pode encaminhar o caso para a Polícia Federal "para adoção das medidas criminais, se cabíveis", afirmou a agência.

O Globo
Uso de jato que matou Eduardo Campos violava lei eleitoral
Avião está em nome de grupo de usineiros; legislação veda esse tipo de ajuda a candidatos

Época
Documentos revelam que avião usado por Campos e Marina pertencia a usineiros paulistas
A fabricante Cessna e a seguradora do avião informaram ao governo que o grupo paulista AF Andrade era o dono do jatinho que caiu em Santos

COMBATE AÉREO
Conversa Afiada
Aécio cobra de Marina explicações sobre avião de Eduardo

GUINADA LIBERAL DE MARINA SILVA
Folha - Painel - 24/08/2014
Quem te viu...
A presidenciável Marina Silva (PSB), que agora defende as principais bandeiras do mercado financeiro, já foi uma adversária radical das privatizações, do pagamento da dívida externa e do Plano Real. Em discursos como senadora do PT, no governo Fernando Henrique Cardoso, ela associou a venda de estatais à alta do desemprego e acusou os bancos de serem "vorazes por lucro" e sem "nenhum compromisso com o povo". Marina também votou contra a Lei de Responsabilidade Fiscal.
Quem te vê... 
A guinada liberal da candidata começou na eleição de 2010, quando ela prometeu manter o chamado tripé macroeconômico e passou a elogiar FHC. Agora a presidenciável vai além, prometendo até a autonomia do Banco Central
Leia estas e outras notas da coluna deste domingo

SE CRISE NÃO FOR ESTANCADA, CAMPANHA DE MARINA PODE EMBICAR
Folha
Crise e estrutura frágil para campanha desafiam Marina
Uma natural desordem após a morte de Eduardo Campos, crise interna na montagem da nova equipe e expectativa de crescimento acelerado nas pesquisas marcaram os primeiros dias da campanha de Marina Silva à Presidência da República.
Tercera colocada em 2010 e até então resignada com o papel de coadjuvante neste ano, a ex-ministra e ex-senadora corre contra o tempo para estruturar a candidatura.
Ao mesmo tempo em que pretende se consolidar como a opção dos insatisfeitos com o atual sistema político, Marina precisará dispor de antídotos contra críticas que podem limitar seu crescimento.
Um dos principais desafios, na avaliação de seus aliados, será neutralizar o discurso de opositores que apontam Marina como adversária do agronegócio, uma aventura no campo econômico e uma candidata que tende a apoiar posições conservadoras por causa de sua religião –ela é integrante da igreja evangélica Assembleia de Deus

Folha 
Marina perde metade dos apoios estaduais fechados por Campos
A candidata do PSB à Presidência, Marina Silva, deve perder ou abrir mão de cerca de metade dos palanques estaduais que tinham sido articulados por seu antecessor no posto, Eduardo Campos

MARINA E SERRA JUNTOS?
Blog do Jamildo, de Recife
Em campanha no Recife, Marina diz que pode governar com José Serra

NOVA DIREITA
Blog do Emir
Marina: A nova direita e a restauração conservadora no Brasil

Questionamento do RodapéNews: Com todos estes fatos,irregularidades e contradições, Marina seguirá em frente ou renunciará?

OUTRAS NOTÍCIAS DE ÂMBITO NACIONAL

CPI MISTA DO METRÔ

CONGRESSO DECIDE INVESTIGAR PROPINA NO METRÔ DE SP
Carta Capital (via Blog do Renato Simões)
A última estação?
[Link desta matéria está indisponível do sítio de Carta Capital]

BIOGRAFIAS E PROPOSTAS DOS TRÊS PRINCIPAIS CANDIDATOS NO ESTADÃO

DILMA ROUSSEFF
Estadão - Página A9
Agora gestora agridoce
Presidente Dilma Rousseff, candidata do PT à reeleição, adota linguagem jovial e postura mais dócil para ‘revelar a verdade escondida pelos pessimistas’ a respeito de sua capacidade de administrar o País

MARINA SILVA
Estadão - Página A10
Deus e a nova política
Marina Silva, do PSB, chega à disputa presidencial, segundo suas palavras, por ‘providência divina’, e encara o desafio de romper a polarização entre petistas e tucanos com o discurso voltado às manifestações de junho

AÉCIO NEVES
Estadão - Página A11
De pós-Lula a antipetista
Para pavimentar plano de chegar ao Planalto, Aécio Neves, candidato do PSDB, promove um processo de desconstrução da imagem de conciliador, se afasta do ex-presidente e investe num perfil mais conservador

ENTREVISTA COM O CANDIDATO A GOVERNADOR PELO PARANÁ ROBERTO REQUIÃO

DIRETO, CLARO E CONTUNDENTE
TV Globo - Paraná
Roberto Requião é o primeiro candidato entrevistado pelo ParanáTV

NOTÍCIAS DE SÃO PAULO

DEBATE NA  BANDEIRANTES NA NOITE DESTE SÁBADO

HOSPITALIZADO, ALCKMIN NÃO COMPARECE AO DEBATE E SEU GOVERNO VIRA ALVO Nº 1 DOS CANDIDATOS
Estadão - 24/08/2014
Sem Alckmin, governo é alvo em 1º debate de TV
Com governador internado em razão de infecção no intestino, seis candidatos ao governo de São Paulo participaram de programa morno, em que os principais temas discutidos foram a crise hídrica e a segurança pública; Skaf e Padilha evitam críticas entre si

CRISE DA ÁGUA

FALTA DE PLANEJAMENTO DO GOVERNO ALCKMIN
Estadão - 24/08/2014
Sem obra, represa perde 35% de água
Reservatório de Taiaçupeba, que comportaria 46,9 bi de litros, há 3 anos espera para ser inundado; sistema ganharia 9% em capacidade

Estadão - 24/08/2014
Bacia do Paraíba do Sul perde, por mês uma Guarapiranga 
Por causa da seca, déficit no manancial que abastece, em SP, RJ e MG, 15 milhões de pessoas é de 171 bilhões de litros a cada 30 dias
Barco atolado é resultado da seca na Represa de Paraibuna
‘Pesco aqui há 25 anos e nunca vi coisa parecida’

REALIDADE DESMENTE ALCKMIN E SABESP
TVCarta
Padilha: "Já existe um racionamento de água velado no Estado"
Em entrevista para CartaCapital, o candidato ao governo do Estado de São Paulo pelo PT, o ex-ministro Alexandre Padilha, fala sobre o sistema Cantareira e sobre o racionamento de água.

FIOS EXPOSTOS NOS POSTES 

ENTERRAMENTO É A SAÍDA
Estadão
SP trava briga por enterramento de fios
Cidade tem 69 mil km de cabos pendurados; Prefeitura responsabiliza concessionária, que alega alto custo

COMPORTAMENTO

CASO ROGER ABDELMASSIH

DESDE 2009, 61 MÉDICOS FORAM CASSADOS POR ASSÉDIO SEXUAL COMPROVADO A PACIENTES
Estadão
44% das cassações de registro de médico em SP são por assédio sexual a paciente
Desde 2009, quando veio à tona o caso Roger Abdelmassih, 61 profissionais perderam o direito de exercer a medicina; do total, 27 foram condenados por abuso sexual. 
No Estado de São Paulo, entre 2008 e o ano passado, foram 286 denúncias do tipo

Estadão
Ex-médico planejava vida de luxo sem alarde
Local onde Abdelmassih viveu por 3 anos tem piscina, sala de música e 7 banheiros

EX-PROCURADORA DA REPÚBLICA, LARISSA MARIA SACCO, 37 ANOS, LARGOU TUDO PARA FUGIR COM ROGER ABDELMASSIH
iG
Quem é Larissa Sacco, a mulher que ajudou na fuga de Abdelmassih
Larissa Sacco, de 37 anos, não é uma mulher que passaria despercebida em uma multidão. Jovem e bonita, ela é dona de longos cabelos acastanhados, figura bem ajambrada e um rosto publicado em grande parte da mídia brasileira desde 2010, quando se casou com Roger Abdelmassih, de 70 anos.
Formada em Direito, Larissa iniciou a carreira no Ministério da Fazenda em São Paulo. Mais tarde, foi aprovada com uma das melhores notas no concurso do Ministério Público Federal. Alocada em Dourados, em Mato Grosso do Sul, pelo trabalho, ela logo conseguiu transferência para Assis, no interior de São Paulo, a 287 quilômetros de Jaboticabal, sua cidade natal.
A advogada abandonou a carreira pública para ficar com o ex-médico. Segundo depoimento de Abdelmassih, Larissa teria sugerido que a família fugisse para o Paraguai

FILANTROPIA

PARA DOAR, FAZER O BEM, É PRECISO DERRAMAR BALDE DE ÁGUA GELADA NA CABEÇA?
Estadão - 24/08/2014
A cascata filantrópica
A esclerose lateral amiotrófica é rara e ainda sem tratamento. Os famosos podem bem contribuir com os US$ 100 pedidos numa campanha para as pesquisas em busca da cura. Mas preferem desembolsar US$ 10 e “serem obrigados” a postar a imagem de si mesmos derramando um balde de água gelada na cabeça. Assim tem funcionado o Ice Bucket Challenge, a campanha criada nos EUA que se disseminou na rede depois de celebridades como Bill Gates, Mark Zuckerberg e Neymar aceitarem o desafio. “Fazer uma doação motivado por um espetáculo semicircense não
é ético”, afirma o filósofo Renato Janine Ribeiro. “Hoje, apartar-se do dinheiro é apenas o bilhete de ingresso para o grande parque de diversões que se tornou nossa vida virtualizada”, continua o professor da USP. Ele ainda avalia os heróis dos novos tempos: “Não têm vida cultural nem espiritual, tampouco são personagens que sacrificam a vida pelo bem comum”.

Estadão - 24/08/2014
A ética no tempo do espetáculo

ESPORTES


GRAND PRIX DE VÔLEI FEMININO

BRASIL É CAMPEÃO EM 2014 E SOMA DEZ TÍTULOS
G1
Com paciência oriental, Brasil vence Japão e conquista deca do Grand Prix
Seleção brasileira obtém o triunfo que precisava por 3 sets a 0 e faz a festa em Tóquio, deixando claro que ela vai com tudo em busca do título mundial, na Itália

MELHORES MOMENTOS
G1
Melhores momentos de Brasil 3 x 0 Japão

CRISE TÉCNICA ABALA AS ESTRUTURAS DO CAMPEONATO BRASILEIRO
Estadão
Números comprovam baixa qualidade do jogo exibido nos gramados do País

Estadão
Precisamos aprender a cuidar da base - por Paulo Roberto Falcão

MELHORES MOMENTOS DOS JOGOS DE FUTEBOL
G1
Melhores momentos: Palmeiras 1 x 0 Coritiba

G1
Escolha a partida de sua preferência



Postar um comentário

0 Comentários