Testemunhas de cotovelada devem depor até sexta-feira, diz polícia

Ao menos três pessoas serão chamadas para depor em São Roque (SP). 

Agressor foi preso temporariamente por 30 dias; vítima segue internada.

Ana Carolina LevoratoDo G1 Sorocaba e Jundiaí
A Polícia Civil de São Roque (SP) começa a chamar a partir desta quarta-feira (27), as testemunhas da agressão da auxiliar de produção Fernanda Regina Cézar Santiago agredida com uma forte cotovelada no rosto. Conforme informações da delegada responsável pelas investigações do caso, Priscila de Oliveira, pelo menos três pessoas serão chamadas para depor até a sexta-feira. “Nós vamos marcar com as testemunhas para que compareçam à delegacia até o fim desta semana”, disse ao G1. Os depoimentos estavam marcados a partir desta terça-feira (26), mas tiveram de ser remarcados por causa de outras ocorrências da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM).
A auxiliar de produção, de 30 anos, sofreu traumatismo craniano após ser atingida pelo comerciante Anderson Lúcio de Oliveira, de 35 anos, na madrugada de 16 de agosto. Anderson está preso temporariamente por 30 dias na cadeia pública da cidade - ele foi detido no dia 19 de agosto e vai responder por tentativa de homicídio qualificado, já que a vítima não teve chance de defesa, segundo a polícia. De acordo com Eduardo Cézar, irmão da vítima, Fernanda e Anderson são conhecidos e se encontraram ocasionalmente na festa realizada por uma casa noturna naquele fim de semana. Ele alega que os dois não tinham uma relação próxima.
Auxiliar de produção deixou UTI e foi transferida para enfermagem neurológica (Foto: Reprodução/TV TEM)Fernanda continua internada, mas sem previsão de
alta (Foto: Reprodução/TV TEM)
A Polícia Civil de São Roque decidiu retomar os depoimentos porque as testemunhas ouvidas na última sexta-feira (22) disseram que não viram o golpe e sim ouviram um barulho. "Mas as imagens mostram claramente que houve testemunhas do golpe”, afirmou a delegada. Segundo a polícia, as pessoas ouvidas poderão responder criminalmente por falso testemunho se confirmado que elas omitiram informações na primeira versão. Um inquérito foi aberto para apurar o motivo da agressão.
Ainda de acordo com a polícia, o depoimento da vítima não será determinante para a conclusão do inquérito. “As imagens dizem tudo, foi quase um nocaute”, destaca a delegada. A corporação aguarda ainda um laudo do Instituto Médico Legal (IML) e do prontuário médico, que irá relatar com detalhes todas as lesões sofridas e ressaltou que não vai divulgar detalhes do depoimento do agressor. 
A polícia confirmou que Anderson Lúcio de Oliveira tem passagem por contravenção penal por envolvimento com máquinas caça-níqueis. O comerciante também tem registro de um roubo no qual matou o ladrão, mas a Polícia Civil ressaltou que ele não respondeu por homicídio já que foi considerado legítima defesa.
Pedido de prisão preventiva
Em entrevista ao G1, o advogado da família de Fernanda, Ademar Gomes, afirmou que vai entrar com pedido de prisão preventiva já que Anderson pode ser um risco para a segurança de sua cliente. “Fica claro pelo vídeo que ele é uma pessoa violenta. A nossa intenção tem o objetivo de proteger a Fernanda já que ele é um risco para a sua vida. Nas imagens, dá para ver que ele teve a intenção de matá-la, pois em nenhum momento ele se prontificou em ajudar no socorro”, afirma.
G1 tentou entrar em contato diversas vezes com o advogado de defesa de Anderson, porém, ele não respondeu às ligações até a publicação desta reportagem. O bar do comerciante, localizado no centro da cidade, continua fechado e ninguém foi encontrado no imóvel para comentar o caso. 
Recuperação
O pai de Fernanda, Geraldo Cézar, disse em entrevista ao G1 nesta terça-feira, que a filha apresenta melhoras, mas o sofrimento maior é durante a noite. “Ela precisa ser amarrada na cama para passar a noite, porque se debate por causa das fortes dores de cabeça”, diz.

Segundo o boletim divulgado nesta terça pela Secretaria de Saúde do Estado, Fernanda permanece internada em estado estável na enfermaria neurológica do Hopsital Regional de
Sorocaba sem previsão de alta. Ela está consciente, mas passa grande parte do tempo dormindo, em virtude da medicação que está tomando, segundo o pai.Geraldo ressalta que ela está se recuperando aos poucos. “É muito bom ver que ela melhora, conseguimos até conversar um pouco, mas as dores de cabeça não passam nem com remédio. Alguém tem que passar a noite com ela. Está sendo muito difícil, mas minha filha está melhorando”, complementa.
A auxiliar de produção é mãe de um menino, que não teve sua idade e nome divulgados. Segundo a família, o menino não viu a mãe depois da agressão. “Não queremos que ele veja a mãe nestas condições. Estamos preservando ele”, afirma Geraldo.
Vítima estava na frente de clube quando recebeu a cotovelada (Foto: Reprodução/TV TEM)Vítima estava na frente de clube quando recebeu
a cotovelada (Foto: Reprodução/TV TEM)
Flagrante da agressão
As imagens da agressão foram registradas por uma câmera de segurança de uma loja de motocicletas do outro lado da avenida onde está localizada a casa noturna onde os dois estavam horas antes na avenida Antonio Dias Bastos, no centro de São Roque.
O vídeo, que foi solicitado pela própria família da vítima ao dono do comércio, mostra Fernanda discutindo primeiro com uma pessoa vestindo uma blusa branca. Depois, ela fala com Anderson, que está de terno e com uma lata de cerveja na mão. Na sequência, o rapaz desfere uma cotovelada contra ela. Pessoas que estavam no local chamaram o resgate, que chegou pouco tempo depois. Anderson permaneceu no local, impassível. (veja o vídeo acima)
Fernanda foi levada para o Pronto-Socorro de São Roque e depois encaminhada para o Hospital Regional de Sorocaba, onde ficou internada na UTI por uma semana, até ser transferida para a enfermaria no sábado (23).
Amilton de Oliveira e Cristiane da Cunha (Foto: Reprodução/TV TEM)Amilton de Oliveira e Cristiane da Cunha
(Foto: Reprodução/TV TEM)
Família do agressor está chocada
Em entrevista ao TEM Notícias na segunda-feira (25), Amilton de Oliveira, irmão do comerciante, afirmou que a família toda está chocada com o que aconteceu: "Ele chora muito. Pediu para gente ver com a família dela tudo o que precisar, porque ele não é esse monstro que estão falando que ele é. É um trabalhador".
A cunhada de Anderson, Cristiane da Cunha, esposa de Amilton, acha que, naquele momento, ele não pensou no que estava fazendo. "Ele é uma pessoa calma. Foi um choque para nós e, pelas informações dos advogados, ele também está muito chocado e arrependido do que fez", disse Cristiane.
Família da vítima está indignada
Em entrevista ao G1 na sexta-feira (22), Eduardo Cézar, irmão de Fernanda, disse que a família não consegue entender o que aconteceu. "Nós estamos indignados pelo que houve com a minha irmã. Foi uma atitude bruta, totalmente ignorante. Ninguém esperava que ele fosse reagir daquela forma e ninguém sabe ao certo qual o motivo da agressão", afirmou.
Internautas ameaçam boicote e manifestam contra agressão (Foto: Reprodução/Internet)Internautas ameaçam boicote ao bar do comerciante
(Foto: Reprodução/Internet)
Protesto em redes sociais
Indignados com a agressão sofrida pela auxiliar de produção, moradores de São Roque resolveram protestar em redes sociais contra Anderson, proprietário de um bar na cidade, que está fechado desde sua prisão. Os usuários se manifestaram em uma página de recomendações e avaliações de bares e lanchonetes.
Entre as publicações, os internautas dizem: "Covarde! Vai pagar criminalmente e seu Bar vai falir por falta de clientes! Mesmo que a moça estivesse alterada, não justifica a violência", diz uma das publicações. E também: "Inconsequente e covarde: tomara que tenha a vida inteira vendo sol nascer quadrado pra pensar no que fez".​
Fernanda foi agredida com uma forte cotovelada na frente de clube (Foto: Reprodução/TV TEM)Fernanda foi agredida com uma forte cotovelada na frente de clube (Foto: Reprodução/TV TEM)

Postar um comentário

0 Comentários