Agredida com cotovelada teve lesões em três pontos da cabeça, diz laudo

Vítima teve traumatismo craniano após agressão em São Roque em agosto.
Advogado do comerciante diz que agressão foi 'reação inesperada'.

Jomar BelliniDo G1 Sorocaba e Jundiaí
A reportagem do TEM Notícias teve acesso ao laudo do Instituto Médico Legal sobre o estado de saúde da auxiliar Fernanda Regina Cézar, agredida com uma forte cotovelada em 16 de agosto em São Roque (SP). O laudo atesta lesões na cabeça em três pontos: dois do lado direito e fratura perto da orelha esquerda, resultado da queda que causou hematomas e hemorragia. O laudo informa que a gravidade das lesões depende da evolução da paciente e uma nova reavaliação deverá ser feita em 120 dias.
Fernanda disse nesta sexta-feira (5) que desculparia o comerciante Anderson de Oliveira, que a agrediu. “Se ele me pedisse perdão, eu perdoaria”, afirmou a jovem, que esteve em São Paulo durante a tarde acompanhada do irmão, Eduardo Cézar e de seu advogado, Ademar Gomes.

Alves lamentou o fato de a auxiliar de enfermagem não lembrar do ocorrido em frente a um clube da cidade. "Nós estamos atrás da verdade 'real' dos fatos. Gostaríamos que ela lembrasse".
Após a coletiva, o G1 conversou com o advogado do comerciante, Carlos Alberto Alves. Segundo ele, Anderson diz que está arrependido e quer pedir desculpas para a jovem. "Ele está arrependido. Fala pra todo mundo que não queria fazer isso. Foi uma reação inesperada", afirma.
O comerciante está preso e responderá por tentativa de homicídio qualificado, pois a vítima não teve chance de defesa, segundo a polícia.
A delegada responsável pelo caso, Priscila de Oliveira, diz que o fato da vítima cogitar perdoar o agressor não muda em nada a investigação.“O crime é de ação penal pública incondicional, ou seja, independe da vontade dela”, explica a delegada, que pretende entregar o inquérito ao Ministério Público até quarta-feira (10).
Se o MP aceitar a denúncia de tentativa de homicídio, o comerciante poderá ser julgado por júri popular. Enquanto isso, ele permanece preso sem possibilidade de fiança. Seus advogados aguardam o relatório da investigação para entrar com um pedido de habeas corpus no Tribunal de Justiça, para que o comerciante aguarde pelo julgamento em liberdade.
Confusão com vizinha
Aparentemente confusa, Fernanda, que é divorciada e mora sozinha, disse durante a coletiva que a discussão com o comerciante pode ter começado por causa de uma desavença com uma parente dele, de prenome Lusinete. Ela mora em uma casa vizinha.
"Ela [Lusinete] tem ciúmes do marido dela. Eu não sei se ele [Anderson] é irmão ou primo dela. Desde então, ela falava de mim pra ele. A gente nunca teve confusão entre nós dois, mas por causa dessa vizinha, a Lusinete, por causa dela que teve toda essa confusão". Fernanda disse que tentou resolver a situação conversando com Anderson de Oliveira.
"Uma vez, um tempo atrás, eu vi ele no portão da casa dela e chamei ele. O apelido dele é Tingo. Ai eu falei: Tingo, vem cá, eu preciso conversar com você. O negócio é o seguinte: ela está querendo armar confusão comigo. Aí eu acho que depois de quatro, cinco meses, veio a acontecer isso [a agressão]", relatou a jovem.
  •  
Jovem que teve traumatismo craniano com cotovelada fala sobre agressão (Foto: Isabela Leite/G1)Fernanda deu entrevista acompanhada do irmão (à esq.) e do advogado (Foto: Isabela Leite/G1)
"Foi por causa dessa pessoa, dessa Lusinete. Essa confusão começou por causa dela porque eu nunca tive nenhum problema com ele. Eu estou abrindo o portão da minha casa, e ela fica provocando. Ela já tinha me ameaçado antes. Disse que o marido conhecia 'alguns malandros da cidade'", informou. As desavenças começaram há cerca de cinco meses, segundo o irmão da agredida. Ele confirmou que a vítima já havia sido ameaçada pela vizinha.
Ela tem ciúmes do marido. Essa confusão começou por causa dela porque eu nunca tive nenhum problema com ele (...) Ela já tinha me ameaçado antes"
Fernanda Regina Cézar,
auxiliar de produção agredida com cotovelada
Questionada se acredita ter nascido de novo, a jovem afirmou: “Deus sempre cuidou de mim e me cuidou naquele dia”. Ela disse também que nunca teve problema com o agressor. “Eu gostava dele como pessoa. Nunca ia esperar que ele fosse fazer isso comigo.” Fernanda tem um filho de seis anos. A criança está com o pai em Santos e não assistiu ao vídeo da agressão. Ela ainda não encontrou com o garoto desde o ocorrido.

O advogado da jovem afirmou que não pretende pedir indenização, por enquanto. “O importante é que ela se recupere”, disse Ademar Gomes.
O advogado do comerciante nega que a vizinha citada na entrevista de Fernanda tenha qualquer tipo de parentesco com ele.
Depoimento
Na tarde de quinta-feira (4), Fernanda prestou depoimento na delegacia de São Roque (SP). Ela e o irmão foram ouvidos por mais de duas horas pela delegada que investiga o caso, Priscila de Oliveira. A auxiliar de produção deixou o distrito policial sem falar com a imprensa, cobrindo o rosto com um cobertor.
A família decidiu antecipar o depoimento para poupar a jovem, que precisava ficar em repouso. Eduardo também prestou depoimento na delegacia para informar o estado de saúde da irmã.
Discussão e cotovelada
As imagens da agressão, que ocorreu na madrugada do dia 16 de agosto, foram registradas por uma câmera de segurança de uma loja de motocicletas na Avenida Antonio Dias Bastos, no centro de São Roque. Segundo o irmão da vítima, ela e Anderson são conhecidos e se encontraram ocasionalmente na festa realizada por uma casa noturna.
O vídeo, que foi solicitado pela própria família da vítima ao dono do comércio, mostra Fernanda discutindo primeiro com uma pessoa vestindo uma blusa branca. Depois, ela fala com Anderson, que está de terno e com uma lata de cerveja na mão. Na sequência, o rapaz desfere uma cotovelada contra ela. Pessoas que estavam no local chamam o resgate, que chega pouco tempo depois. Anderson permanece no local, impassível.
Após a agressão, Fernanda foi levada para o Pronto-Socorro de São Roque e depois encaminhada para o Hospital Regional; ela saiu da UTI no dia 23 de agosto e permaneceu internada na enfermagem neurológica até o dia 1º.
Mulher estava na frente do clube quando foi agredida por cotovelada (Foto: Reprodução/TV TEM)Mulher estava na frente do clube quando foi agredida por cotovelada (Foto: Reprodução/TV TEM)

Postar um comentário

0 Comentários