Sorocaba:Audiência na Câmara debate o papel das rádios e tevês comunitárias


Jornal Cruzeiro do Sul
O papel das rádios e tevês comunitárias foi discutido na noite desta segunda-feira durante audiência pública realizada na Câmara Municipal de Sorocaba por iniciativa do vereador Izídio de Brito (PT). Representantes de emissoras, entidades sindicais e organizações abordaram, entre outros pontos, a adesão do Município ao Canal da Cidadania, projeto do governo federal que abre campo para que as representações do segmento possam transmitir em sinal aberto. Foi o que aconteceu com a própria Câmara local, cuja Mesa Diretora assinou, no começo do mês, acordo de cooperação técnica para operar na nova versão. 

Representantes de rádios e tevês que participaram do encontro reclamaram das barreiras impostas pela legislação, como a que impede a veiculação de propaganda. Sem esse recurso, disseram, é praticamente impossível continuar trabalhando. Algumas das propostas apresentadas durante os debates deverão ganhar forma, entre elas o pedido para que o governo municipal, a quem compete a providência, encaminhe pedido para que a cidade integre o sistema Canal da Cidadania. 

Votorantim, por exemplo, de acordo com o representante da TV Comunitária local, Werinton Kermes, foi o terceiro município paulista a fazer o pedido que agora está no aguardo de deliberação. Outras medidas de ordem prática como a compra de transmissores e instalação de antenas, ambas de responsabilidade das gestões municipais de acordo com a legislação em vigor, também serão cobradas. O tema continuará a ser debatido de forma mais ampliada com a participação das universidades, agências e outros setores que não compareceram à reunião nesta segunda-feira.

Postar um comentário

0 Comentários