Ciclovias de Haddad estão com tinta gasta após dois meses

William Cardoso

do Agora
Apenas dois meses após a inauguração, trechos da ciclovia da região central de São Paulo já começam a mostrar sinais de desgaste na pintura.
Asfalto em más condições e falta de preparação do pavimento para receber a tinta estão entre as possibilidades apresentadas por especialistas para as falhas.
O asfalto já é aparente em trechos das alamedas Cleveland e Nothmann, e das ruas Conselheiro Nébias, Guaianazes e Doutor Elias Chaves, apesar do pouco tempo de uso da ciclovia na região.
Eles foram entregues pela administração de Fernando Haddad (PT) entre 18 de julho e 8 de agosto.
Professor de gestão ambiental e sustentabilidade (com foco em mobilidade) do Mackenzie, Luiz Vicente Figueira de Mello Filho afirma que seria necessário fazer o recapeamento dos pontos com buracos e asfalto deteriorado antes de pintar a ciclovia.
"Os problemas podem estar relacionados à falta de limpeza e à porosidade do asfalto. Com poeira nas frestas, por exemplo, a tinta acaba não aderindo da forma adequada", afirma.
Resposta
Questionada sobre o desgaste da tinta nas ciclovias, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) afirmou que a preparação dos trechos está sendo feita de acordo com a necessidade de cada local, "atendendo ao cronograma acertado com a Secretaria de Coordenação das Subprefeituras, que executa a fresa e recape das vias quando acionada".
Segundo a CET, as equipes de sinalização avaliam as condições e, de acordo com o projeto estabelecido, é feito o preparo e a pintura do solo.
"A intensidade de uso da ciclovia é um dos principais fatores a serem considerados quanto à vida útil da pintura. Aí também se levam em conta as condições climáticas e a própria idade do piso em que foi implementada a ciclovia", afirma.
A CET afirma, ainda, que equipes próprias acompanham todos os projetos de sinalização viária.
"Além de monitorar a circulação das bicicletas, os técnicos também avaliam a infraestrutura viária existente ao longo dos percursos, a fim de promover melhorias, quando necessário", afirmou a companhia, em nota.

Postar um comentário

0 Comentários