Haddad passará por buracos ao ir de bicicleta ao trabalho

William Cardoso

do Agora
Pouco mais de 5 km separam a casa do prefeito Fernando Haddad (PT), no Paraíso (zona sul de SP), do seu gabinete, no viaduto do Chá (região central).
Sem correr muito e respeitando as regras de trânsito, é um percurso que pode ser feito de bicicleta em 20 minutos, dois terços dele em ciclovias recém-inauguradas.
É o que Haddad pretende fazer hoje, quando é comemorado o Dia Mundial Sem Carro.
A pedalada do prefeito começa na rua Afonso de Freitas.
Para não infringir as regras de trânsito, ele deve contornar o quarteirão e seguir pela rua Abílio Soares, vencendo um desnível de 18 m, duas quadras morro acima.
A partir daí, tem que disputar espaço com os carros na rua Cubatão até a rua Estela.
Lá, deve descer da bike, cruzar a faixa de pedestres a pé e seguir mais 200 m até finalmente alcançar a Ciclovia Liberdade/Vergueiro.
Uma dica para o prefeito: manter-se à esquerda para fazer a conversão.
Na rua Vergueiro, entre a praça Rodrigues de Abreu e a rua do Paraíso, Haddad tem que pedalar por uma pista estreita, desviando de buracos e abaixando a cabeça para não acertar os galhos.
Resposta
Questionada sobre as irregularidades no pavimento das ciclovias Liberdade/Vergueiro e da região central, a Secretaria da Coordenação das Subprefeituras afirma que fará uma vistoria nos locais nesta semana.
A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) diz que lançou, no início da semana passada, a campanha Bicicleta Segura, para conscientizar a população sobre o uso da bicicleta.
"O objetivo é promover ações permanentes de educação e fiscalização no trânsito com enfoque para a proteção aos espaços sinalizados para ciclistas."
Segundo a CET, a ciclovias são instaladas de acordo com as características de cada local, o que define o tipo de espaço a ser destinado para as bicicletas.
A companhia ressalta que pesquisa da Rede Nossa São Paulo/Ibope apontou que a maioria dos paulistanos aprova as ciclovias.

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