Justiça decreta prisão preventiva de comerciante preso por cotovelada

Anderson de Oliveira ficará detido por tempo indeterminado em São Roque. 

Defesa irá entrar com pedido de liberdade provisória nesta semana.

Ana Carolina LevoratoDo G1 Sorocaba e Jundiaí
Anderson Tingo Oliveira (Foto: Reprodução/TV Tem)Anderson está preso desde 19 de agosto
Em São Roque (Foto: Reprodução/TV Tem)
O Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo decretou nesta terça-feira (16) a prisão preventiva por tempo indeterminado do comerciante Anderson Lúcio de Oliveira, que agrediu a auxiliar de produção Fernanda Regina Cézar Santiago com uma forte cotovelada em agosto, em São Roque (SP). Anderson, que foi indiciado por tentativa de homicídio qualificado, permanecerá na prisão onde estava temporariamente.
Fernanda sofreu traumatismo craniano após ser atingida pelo comerciante, de 35 anos. Ela ficou 15 dias internada no Hospital Regional, em Sorocaba (SP). Anderson está preso desde o dia 19 de agosto na cadeia pública da cidade, quando a Polícia Civil pediu a prisão temporária do rapaz. Ao G1, um dos advogados responsáveis pela defesa do comerciante, Carlos Alberto Alves informou que soube da decisão durante a tarde e afirmou que entrará com o pedido de liberdade provisória do cliente nesta semana.
inquérito da investigação foi encerrado no dia 9 de setembro pela delegada da Delegacia da Mulher de São Roque, Priscila de Oliveira. Segundo Priscila, o documento foi entregue à Justiça no dia 8 de setembro. “Agora, o juiz vai encaminhar o inquérito ao Ministério Público para análise. Assim que avaliar, o promotor decide se oferece a denúncia à Justiça”, explica a delegada. De acordo com Priscila, o inquérito instaurado por ela é de tentativa de homicídio qualificado, já que a vítima não teve chance de defesa.
Cotovelada em São Roque (Foto: Reprodução/TV TEM)Anderson enviou carta com pedido de desculpas
para Fernanda (Foto: Reprodução/TV TEM)
Pedido de desculpas
Ainda na prisão, Anderson enviou ao G1 no dia 8 de setembro, por meio de seu advogado, uma nota oficial informando que o comerciante está arrependido pela agressão. Na nota, ele "pede expressamente o mais sincero perdão pelo ato impensado” (veja abaixo a nota na íntegra)
Anderson reafirma, no documento, que tem intenção de pedir perdão pessoalmente à Fernanda e se diz “alegre e aliviado” por saber de sua alta médica e da ótima recuperação de seu estado de saúde.
Questionado sobre a nota, o advogado de defesa de Fernanda, Ademar Gomes, afirmou ao G1que a posição não surpreende devido à repercussão do caso. “Esta nota é um meio da defesa de comover a opinião pública já que a sociedade se revoltou com a agressão. Me surpreenderia se fosse diferente. Ele dizer que não teve intenção não reduz a perversidade do crime e demonstra o quanto ele está com medo de ficar preso”, ressalta Ademar.
Auxiliar de produção deixou UTI e foi transferida para enfermagem neurológica (Foto: Reprodução/TV TEM)Fernanda Regina  (Foto: Reprodução/TV TEM)
Durante entrevista coletiva realizada no dia 5 de setembro, na capital paulista, Fernanda disse que desculparia Anderson de Oliveira. “Se ele me pedisse perdão, eu perdoaria”, afirmou a jovem, que esteve no escritório do advogado acompanhada dele e do irmão Eduardo Cézar.

"Eu, Anderson Lúcio de Oliveira, venho por meio desta nota oficial, em razão de me encontrar preso e incomunicável na carceragem da delegacia de polícia de São Roque –SP em razão da prisão temporária decretaria em meu desfavor no dia 19/08/2014, pedir e esclarecer o que segue:
Confira, na íntegra, a nota enviada pelo advogado do Anderson:
1 – Peço expressamente a Fernanda Regina Cezar, o mais sincero perdão pelo ato impensado que cometi e reafirmo novamente que em momento algum tive qualquer intenção de atentar contra a sua vida. Esclareço também que na primeira oportunidade que tiver e se for de sua vontade, não hesitarei em lhe pedir perdão pessoalmente.
2 – Externo ainda através desta, o meu sentimento de alegria e alívio por saber de sua alta médica e da ótima recuperação de seu estado de saúde.
3- Concedo também a Fernanda, o perdão pelas palavras proferidas naquele dia contra a minha pessoa e a minha família.
4- Peço perdão também a minha amada mãe e a minha família e estendo este humilde pedido a todas as pessoas, principalmente as mulheres, que se sentiram ofendidas.
Reafirmo que estou completamente arrependido do ato impensado que cometi e jamais tive qualquer intenção de atentar contra a vida da vítima.
São Roque, 08 de setembro de 2014
Anderson Lúcio de Oliveira"
Discussão e cotovelada
As imagens da agressão, que ocorreu na madrugada do dia 16 de agosto, foram registradas por uma câmera de segurança de uma loja de motocicletas na Avenida Antonio Dias Bastos, no centro de São Roque.
Segundo o irmão da vítima, ela e Anderson são conhecidos e se encontraram ocasionalmente na festa realizada por uma casa noturna.
O vídeo, que foi solicitado pela própria família da vítima ao dono do comércio, mostra Fernanda discutindo primeiro com uma pessoa vestindo uma blusa branca. Depois, ela fala com Anderson, que está de terno e com uma lata de cerveja na mão.
Na sequência, o rapaz desfere uma cotovelada contra ela. Pessoas que estavam no local chamam o resgate, que chega pouco tempo depois. Anderson permanece no local, impassível.
Após a agressão, Fernanda foi levada para o Pronto-Socorro de São Roque e depois encaminhada para o Hospital Regional; ela saiu da UTI no dia 23 de agosto e permaneceu internada na enfermagem neurológica até o dia 1º de setembro.
Mulher estava na frente do clube quando foi agredida por cotovelada (Foto: Reprodução/TV TEM)Fernanda estava na frente do clube quando foi agredida por cotovelada (Foto: Reprodução/TV TEM)
 

Postar um comentário

0 Comentários