Mais um interno denuncia agressões em clínica clandestina em Sorocaba

Homem alegou que era espancado com frequência pelos funcionários.

Internauta flagrou interno sendo agredido no centro depois de tentar fugir.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
Mais um ex-paciente denunciou agressão feita por funcionários de uma clínica clandestina de recuperação para dependentes químicos em Sorocaba (SP), no bairro Brigadeiro Tobias. Em entrevista para a equipe de reportagem da TV TEM, o ex-interno afirmou também que era espancado com frequência pelos monitores. A denúncia foi feita depois que ele viu as imagens de outro paciente sendo espancado à luz do dia por três homens, no Centro, depois de tentar fugir (veja na reportagem acima). O homem flagrado sendo agredido prestou depoimento para a Polícia Civil na sexta-feira (29). A vítima foi filmada por um internauta na terça-feira (26).
Novo interno denunciou agressões em clínica (Foto: Reprodução/TV TEM)Novo interno denunciou agressões em clínica
(Foto: Reprodução/TV TEM)
De acordo com a segunda denúncia, o paciente afirma que os dias de internação na clínica foram difíceis. Ele conta que as sessões de tortura eram frequentes e que os monitores usavam sempre a mesma estratégia para não levantar suspeitas. Os funcionários ainda diziam para que os internos escondessem as marcas do espancamento. “Levávamos chutes no estômago, nas pernas e socos. Eles mandavam a gente inventar sintomas que justificassem as agressões”, ressalta o homem, que teve a identidade preservada pela reportagem.
O homem conta ainda que escolheu o local para fazer tratamento depois de ler um panfleto da casa de recuperação. Segundo a vítima, a propaganda prometia uma equipe com profissionais de diversas áreas e um tratamento rigoroso. “Era tudo enganação. Nunca vi médicos nem psicólogos na clínica”, ressalta o paciente.
Homem agredido no Centro de Sorocaba mostra hematomas (Foto: Jomar Bellini/G1)Homem agredido no Centro de Sorocaba mostra
hematomas (Foto: Jomar Bellini/G1)
"Só me lembro da dor"
Em entrevista ao G1, o homem que aparece nas imagens feitas por um internauta sendo agredido contou que pediu para que não batessem, mas não foi ouvido. "Só me lembro da dor e de estar apanhando. Eu só pedia para eles pararem de me chutar”, disse enquanto aguardava ser levado ao Instituto Médico Legal (IML) para passar por um exame de corpo de delito na noite desta sexta-feira.
A vítima contou que era acompanhada por monitores da clínica de reabilitação para usuários de drogas, onde estava internado, para passar por uma perícia médica no INSS, quando simplesmente decidiu fugir. “Eu só pensei em sair dali. Não tinha nada planejado. Estava correndo em direção a casa da minha mãe, que mora no Centro”, relata. Quando tentou fugir, o homem foi capturado, espancado no meio da rua e levado de volta à clínica. No vídeo, é possível ver ele sendo agredido com chutes na região do abdômen e tórax.
A vítima tem 34 anos e trabalhava como vigilante antes de ser afastado devido a problemas com depedência química. A família, que preferiu não dar entrevista, comentou no Distrito Policial (DP) que ele estava envolvido em problemas com traficantes e, por isto, decidiram interná-lo à força.
O vigilante agredido garante que não sofria maus-tratos no período em que estava internado. “A clínica não tem culpa no caso porque eu nunca sofri agressões lá dentro”, disse.

Além da vítima, o dono da clínica também prestou depoimento para a polícia, confirmando que o homem é paciente do local há um mês e que também está apurando o que aconteceu. Ele informou aos policiais que os funcionários envolvidos na agressão já foram demitidos.
Depoimentos

A Polícia Civil identificou e localizou parte dos envolvidos que aparecem no vídeo gravado por um internauta. Segundo o delegado José Ordele Filho, a vítima foi encontrada em uma clínica de reabilitação para usuários de drogas no bairro Brigadeiro Tobias. Ele estava com vários hematomas pelo corpo devido ao espancamento. O delegado afirma ainda que a clínica não possuía alvará para funcionamento.
Ao G1, o dono da clínica disse que a atitude dos dois homens que agrediram o paciente é um “caso isolado” e que a clínica não apoia qualquer tipo de agressão por parte de seus funcionários. Sobre a questão da falta de alvará, o proprietário afirmou que o registro estava aguardando aprovação na prefeitura. “Foi um erro [começar a funcionar antes da liberação do alvará], mas só queria ajudar as pessoas”, comenta.
O motorista da clínica também foi ouvido pelos policiais na sexta-feira (29). Ele também afirmou que não é comum haver agressão por parte da equipe, mas que este paciente em específico estaria “dando muito trabalho” e, por isto, acabou sendo agredido.
Agressão foi registrada por internauta no centro de Sorocaba (Foto: Reprodução)Agressão foi registrada por internauta no centro
de Sorocaba (Foto: Reprodução)
Os dois ouvidos foram liberados após os depoimentos. O vigilante agredido foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) para passar por exames e foi liberado. ele foi levado para casa de parentes. 
Na segunda-feira (1º) os dois agressores devem se apresentar no 5º DP e prestar depoimento a polícia no período da tarde. De acordo com Ordele Filho, a clínica será investigada pelo 2º DP, que deve ouvir os cerca de 30 internos. Fiscais da prefeitura também irão até a clínica na segunda-feira. Caso seja fechada, os pacientes serão removidos.
Apenas após a conclusão da investigação é que as acusações serão definidas. Segundo a polícia, o dono e os monitores da clínica podem responder por tortura, cárcere privado e maus-tratos. O motorista do carro também pode responder por direção perigosa ao trafegar na contramão. Já o dono da clínica também pode responder ação civil pública na Justiça. Ainda de acordo com o delegado que investiga o caso, esta não foi a primeira vez que o paciente apanhou.
Entenda o caso
Um internauta flagrou um homem sendo agredido em plena luz do dia. As agressões ocorreram na tarde de terça-feira (26), na rua Ubaldino do Amaral, no centro de Sorocaba. “Ouvi uma gritaria na rua e fui ver o que era. Vi um homem correndo e outros três atrás dele", conta o internauta, que pediu para não ser identificado.
Quando a gravação começa, o homem de blusa branca já está no chão cercado por outros três, que se revezam para mantê-lo dominado. Uma pessoa de camiseta amarela grita pedindo ao companheiro uma corda para. Um dos envolvidos entra em um Voyage e arranca com o carro, enquanto o homem permanece no chão, imobilizado. Após alguns instantes, o carro volta. Quando os homens tentam dominar a vítima, ela se debate e recebe vários chutes e socos, até que é dominada e levada no carro.
Homem agredido em Sorocaba presta depoimento na polícia (Foto: Jomar Bellini/G1)Vítima de espancamento foi localizada pela polícia e prestou depoimento (Foto: Jomar Bellini/G1)

Postar um comentário

0 Comentários