Pedido de 2ª via pode ser feito até hoje

Hoje é o último dia para o eleitor requerer a segunda via do título, nos cartórios eleitorais de origem, conforme a resolução 23.390 do calendário eleitoral. O eleitor que precisar deste serviço deve comparecer, até as 18h, em sua zona eleitoral de inscrição para obter o documento. Segundo o chefe de cartório da 342ª Zona Eleitoral, João Lima, desde o começo de setembro, cerca de 200 pessoas solicitaram a segunda via do documento. 

Lima diz que para retirar a segunda via, basta apresentar um documento de identidade com foto. "O atendimento é rápido. A pessoa já sai com o documento em mãos, desde que não haja pendências eleitorais", afirma. O chefe de cartório explica que quando houver pendências, o cartório emite um boleto com o valor da multa para o eleitor pagar. Depois que o boleto for pago, a segunda via será emitida. 

Conforme Lima, o documento não é muito requerido para ser utilizado nas eleições. "Na maioria dos casos, o documento é solicitado para apresentar no trabalho e utilizar para abertura de contas, tirar passaporte e regularizar o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF)", conta. 

O eleitor que perder o prazo para requerer a segunda via do documento, poderá votar normalmente nas Eleições 2014, basta apresentar um documento de identidade original. As informações do título de eleitor podem ser solicitadas no cartório ou no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), pelo endereçowww.tse.jus.br.

Postar um comentário

0 Comentários