Prefeitura reduz número de PMs no combate a camelôs

Léo Arcoverde

do Agora
Um ano e meio após o prefeito Fernando Haddad (PT) anunciar que ampliaria a Operação Delegada, o número de PMs em atuação no bico oficial caiu pela metade.
Dados da Secretaria Municipal da Segurança Urbana obtidos pelo Agora por meio da Lei de Acesso à Informação apontam que, entre janeiro de 2013, mês em que Haddad assumiu o comando da prefeitura, e junho deste ano, o número de policiais militares no bico oficial recuou de 2.478 para 1.119.
Isso representa uma queda de efetivo de 54,84%.
Quando foi criada, em dezembro de 2009, a Operação Delegada usava PMs de folga, pagos pela prefeitura, para combater camelôs irregulares na região central.
Sua criação se deu por meio de convênio entre a prefeitura, à época sob o comando de Gilberto Kassab (PSD), e a Secretaria de Estado da Segurança Pública.
Resposta
O secretário municipal da Segurança Urbana, Roberto Porto, disse que as vagas para o bico oficial tiveram de ser reduzidas por uma questão orçamentária.
"Não poderíamos reservar uma quantia, porque isso faria falta a outras áreas", afirmou.
De acordo com Porto, hoje a prefeitura tem R$ 6,2 milhões mensais para pagar os PMs. Quando Haddad assumiu, essa verba era de R$ 14,9 milhões.
Porto afirmou ainda que a Operação Delegada "passou por um ajuste, mas não vai acabar".
De acordo com ele, a prefeitura "não conseguiu preencher as vagas para viabilizar a proposta" de utilizar PMs no combate à criminalidade na periferia.
O secretário diz que só este mês todas as 1.376 vagas disponíveis foram preenchidas.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública disse em nota que a redução "se deu em razão de decisão da prefeitura".

Postar um comentário

0 Comentários