Relatório da Sabesp liga falta de água a redução de pressão

Felipe Amorim

do Agora
A redução na pressão da água à noite tem relação direta com os casos de falta de água.
A afirmação está em relatório interno da Sabesp sobre as medidas para enfrentar a atual crise no sistema Cantareira, e contradiz o que a empresa vinha informando oficialmente desde que começaram a surgir reclamações de consumidores sobre o corte no abastecimento no período noturno.
A Sabesp nega que a redução da pressão cause falta de água.
No relatório "Operação Emergencial do Sistema Cantareira", de abril, a empresa diz, na pág. 12: "Valendo-se da gestão da pressão, pode-se atingir menores valores de produção [de água], com impacto direto no número de relações de falta de água".
Resposta
A Sabesp disse que a redução da pressão à noite não causa falta de água. Disse que o objetivo da medida é evitar vazamentos e que ela é feita dentro de "normas técnicas".
"Ressaltamos que a gestão da pressão é realizada apenas para reduzir perdas de água, de modo que o cliente mantém seu abastecimento através de utilização de reservação (caixa de água)", afirmou.
A empresa disse que o trecho do relatório não se refere a problemas de falta de água.
"O documento fala em relação, ou seja, em impactos, que em muitas regiões foram positivos, em outras negativos", diz a nota.
Segundo a companhia, a "prova" que a redução da pressão à noite não tem relação com problemas no abastecimento é que o número de reclamações de consumidores por falta de água está no mesmo nível que no ano passado.
A Sabesp disse ainda que o documento que afirma que pode haver falta de água em locais elevados se refere apenas às hipóteses de rompimento na tubulação ou falta de energia.

Postar um comentário

0 Comentários