RodapéNews - Edição de 8 de setembro de 2014


REFORMA POLÍTICA JÁ E ADOÇÃO DA TRANSPARÊNCIA ATIVA PARA COMBATER A CORRUPÇÃO NO SETOR PÚBLICO

20ª EDIÇÃO DO GRITO DOS EXCLUÍDOS, REALIZADA EM DIVERSAS CAPITAIS DO BRASIL, FOI UM ÊXITO

MILHARES DE PESSOAS EM VÁRIAS CAPITAIS NA LUTA PEDEM REFORMA POLÍTICA  E MAIS DIREITOS PARA A POPULAÇÃO
RBA
No Dia da Independência, Grito dos Excluídos pede política capaz de mudanças estruturais
Ato político se une ao encerramento da coleta de votos do Plebiscito Popular pela reforma política, que espera somar 10 milhões de votos em consulta à população sobre realização de Constituinte.
São Paulo – A 20ª edição do Grito dos Excluídos, protesto realizado anualmente no Dia da Independência a partir das pastorais da Igreja Católica com apoio de sindicatos, partidos políticos e movimentos sociais, é realizada hoje (7) em diversas capitais do país, com a proposta de incentivar a continuidade das manifestações que ocorrem pelo país desde junho de 2013, para conquistar mais direitos. O ato coincide ainda com o encerramento da campanha do Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva, levantamento extraoficial que, desde o início do mês, pergunta à população brasileira se ela é favorável à eleição de parlamentares com o intento exclusivo de reformar os processos políticos institucionais.
"A estrutura do judiciário atua com dois pesos e duas medidas, atuando em favor dos poderosos e contra o povo. As eleições para os cargos legislativos e executivos são um grande balcão de negócios e impedem, através das regras de organização eleitorais, que mulheres, negros/as, sem terra, trabalhadores/as, indígenas, quilombolas e outros setores populares da sociedade acessem os espaços de exercício do poder. O sistema político impede avanços sociais de interesse do povo", afirmam os organizadores do Grito, em editorial do jornal do movimento (leia, abaixo, trecho do manifesto).

EM SP, GRITO DOS EXCLUÍDOS  REÚNE 8 MIL PESSOAS
RBA
Grito dos Excluídos reúne 8 mil em São Paulo (SP) e pede fim da violência na periferia
São Paulo – Entoando gritos de “a juventude que ousa lutar constrói o projeto popular”, 8 mil pessoas marcharam hoje (7) da Praça Oswaldo Cruz, na região da Avenida Paulista, à Assembleia Legislativa de São Paulo, próxima ao Parque do Ibirapuera, no Grito dos Excluídos, que há 19 anos reúne trabalhadores e movimentos sociais em um ato alternativo aos desfiles oficiais de 7 de Setembro. Em um protesto pacífico, os manifestantes pediam o fim da violência na periferia, em especial dos assassinatos de jovens negros cometidos pela polícia
Paralelo ao ato da Avenida Paulista, outro protesto do Grito dos Excluídos reuniu manifestantes na Praça da Sé, encabeçado pelas Pastorais Sociais. Segundo Bonfim, é positivo que sejam realizados atos diferentes na cidade em prol dos mais pobres. “Queremos a inclusão, mas não pelo consumo e sim pela cidadania”, brado

COM FINANCIAMENTO PRIVADO DE CAMPANHAS ELEITORAIS CAIXA DOIS CONTINUA ROLANDO SOLTO

NO TSE TRAMITAM 10.503 PROCESSOS E 1.206 ACUSAÇÕES SOBRE CAIXA DOIS E COMPRA DE VOTOS ENVOLVENDO ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE 2012
Fantástico
Prática de compra de votos é investigada em mais de mil municípios brasileiros

TRANSPARÊNCIA ATIVA JÁ

CIDADÃO É QUEM FISCALIZA
RodapèNews
Contra a corrupção, transparência ativa já no setor público

CONSEQUÊNCIAS DA DELAÇÃO PREMIADA DE PAULO ROBERTO COSTA, EX-DIRETOR DA PETROBRÁS

DESESPERO ELEITORAL
G1
Vazar delação é desespero para 'mudar rumo' da eleição, diz ministro
O ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, afirmou neste domingo (7) que o vazamento de informações da delação premiada do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa é uma tentativa de "mudar o rumo" da campanha eleitoral. Na visão do auxiliar da presidente Dilma Rousseff, as denúncias que envolvem políticos da base governista não serão capazes de interferir no "destino da eleição"

EDUARDO CAMPOS, MORTO NO ACIDENTE DE AVIÃO, ESTARIA ENTRE OS BENEFICIÁRIOS DO SUPOSTO ESQUEMA DE PROPINAS?
R7
Ex-diretor da Petrobras envolve Campos, Cabral e Roseana em esquema de propina, diz revista
O ex-governador de Pernambuco e ex-candidato à Presidência Eduardo Campos, morto em um acidente de avião no último dia 13 de agosto, e o ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral (PMDB) estariam entre os beneficiários de um esquema de corrupção da Petrobras, segundo o ex-diretor de Abastecimento da estatal Paulo Roberto Costa.

MARINA E PSB SAEM EM DEFESA DE EDUARDO CAMPOS 
Terra
Petrobras: "Não queremos 2ª morte", diz Marina sobre Campos
Em entrevista, Marina e o vice consideraram "leviandade" envolver nome do ex-governador, morto em acidente aéreo mês passado, em lista de supostos beneficiários de propina da estatal; candidata citou versículo bíblico

REUNIÃO DE EMERGÊNCIA NA CPI
Fantástico
Partidos de oposição devem pedir reunião de emergência da CPI da Petrobras

POUCOS SE SALVAM DA LAMBANÇA NA PETROBRÁS, INCLUSIVE O  PSDB, QUE FAZ DOBRADINHA COM PSB NAS ELEIÇÕES PARA GOVERNADOR DE SP
Folha
E o mensalão 1.0, onde fica? - por Ricardo Melo
Segundo revelações anteriores e as agora atribuídas a Paulo Roberto Costa, a farra na Petrobras envolvia Eduardo Campos (PSB, hoje Marina Silva), parlamentares, governadores e ministros de PMDB, PT e PP e, é bom lembrar, políticos que apoiam o tucano Aécio Neves.
Um dos mais expostos desde o início é o "golden baby" Luiz Argôlo, deputado do Partido Solidariedade. Para quem esqueceu, a legenda é aliada do PSDB. Isso para não falar que, entre outras alianças, o mesmo PSDB faz dobradinha nas eleições para governador de São Paulo com o PSB de Campos e Marina

REDESENHO DE ESTRATÉGICAS APÓS DELAÇÃO
Estadão - 08/09/2014
Campanhas presidenciais reavaliam estratégias após delação de ex-diretor
Comitês adequam discursos após revelação de ex-executivo da Petrobrás; Dilma afirma que governo não foi acusado oficialmente, enquanto, para Aécio, não é possível dizer que presidente nada sabia; Marina reclama de ‘campanha difamatória’ dos adversários

POR QUE ESTA  "ESTRANHA" RELAÇÃO DO DELATOR COM A GLOBO? 
Viomundo
Escrevinhador relembra contratos da Globo com o delator
A revelação pelo foi um dos pontos marcantes da CPI, nesta terça-feira (10) - do mês de junho deste ano. Em seu relato, o ex-diretor confirmou que é o dono da empresa de consultoria Costa Global e que entre os seus contratados estão as Organizações Globo. “Para conhecimento de vocês, eu tenho um contrato assinado para vender uma ilha das Organizações Globo”, revelou.
De acordo com o ex-diretor, a ilha situa-se na rodovia Niterói-Manilha. Ele frisou que o contrato firmado com as organizações da família Marinho era para que a Costa Global procurasse um leasing imobiliário para vender a área. Segundo ele, o objetivo do negócio era dar apoio para a operação offshore que atuaria para empresas que trabalhavam com a Petrobras, com a Shell, e com outras empresas que têm atividades de produção na Bacia de Campos. “Até para as Organizações Globo estamos prestando serviço”, reafirmou Paulo Roberto.
O ex-dirigente disse ainda que constituiu a Costa Global em 2012, após sua saída da estatal. Ele contou que a sua filha, Arianna Azevedo Costa Bachmann é sua sócia e que a empresa possui 81 contratos firmados

ELEIÇÕES 2014

AÉCIO EM FOCO

PARA PSDB, AÉCIO JÁ DANÇOU EM MINAS GERAIS E PARA ALGUNS TUCANOS A "VACA JÁ FOI PARA O BREJO" NO BRASIL
Folha / Painel - 07/09/2014 
PSDB admite descuido e teme fiasco de Aécio em Minas Gerais
  • De volta para casa A campanha de Aécio Neves (PSDB) reconhece que um de seus maiores erros foi descuidar de Minas Gerais. Ele contava com uma vitória histórica em seu Estado, mas desabou para o terceiro lugar, com apenas 22% no Datafolha. Nós relaxamos. Achamos que ele venceria por gravidade, pela força da natureza , admite o deputado Marcus Pestana (PSDB-MG). Já de olho no pós-2014, o candidato pediu esforço máximo para evitar que um fiasco em casa comprometa suas ambições futuras.
  • Fora do script Pesquisas encomendadas pelo PSDB detectavam a queda em Minas desde que Marina Silva (PSB) entrou na disputa. Mas ninguém esperava que Aécio caísse para o terceiro lugar.
  • Apelo às bases O comitê tucano vai concentrar a distribuição de material no Centro-Sul. Além de Minas, os principais focos serão São Paulo e Paraná, dois Estados governados pelo PSDB.
  • Terra perdida Aecistas acreditam que seria inútil tentar investir no Nordeste. Dizem que ninguém vai perder tempo para reerguer o presidenciável em Estados como Pernambuco, onde ele encolheu para míseros 2%.
  • Cadê o toucinho Nos últimos dias, o candidato ouviu uma série de relatos de voto útil em Marina em bases tucanas. Vários deputados relataram a migração de eleitores em suas cidades durante reunião recente em São Paulo.
  • O gato comeu O vice Aloysio Nunes resume a situação: Muitos eleitores nossos dizem que preferiam Aécio, mas acham que só a Marina pode derrotar o PT. Essa é a pedreira que nós temos que enfrentar . Ele afirma, no entanto, que ainda trabalha duro por uma virada.
  • Descrente O sindicalista João Inocentini (SDD), dirigente da Força Sindical que colaborou com o programa de governo do tucano, foi para o time dos que jogaram a toalha. Ele diz que a vaca do Aécio já foi para o brejo .

AÉCIO PROCESSA 66 INTERNAUTAS E MOSTRA QUE É CENSOR
MM
A quem interessa calar a internet? Os 66 perseguidos por Aécio
O tucano ingressou com uma Ação de Obrigação de Fazer (processo número 1081839-36.2014) contra o Twitter pedindo que ele preserve e forneça todos os dados cadastrais e registros eletrônicos (IP, data, hora e porta de comunicação) atrelados à criação e acessos dos 66 perfis. 
Segundo Aécio, os tuiteiros em questão “formam uma rede virtual de disseminação de mentiras e ofensas contra o autor, o que sugere uma atuação orquestrada, quiçá paga, para detrair sua honra, nome e história”, além de alegar que são robôs

Viomundo
Altamiro Borges: “Processo de Aécio contra 66 tuiteiros comprova que ele é um grande censor”
O senador Aécio Neves, candidato do PSDB à Presidência da República, adora posar na grande mídia como defensor da liberdade de expressão.
A sua prática, porém, é outra

MARINA EM FOCO

MARINA EM QUEDA, APONTAM PESQUISAS INTERNAS DO PSDB E PT
Folha / Painel
Após atingir seu teto nas pesquisas anteriores,  Marina dá sinais de queda 
  • Balançou Pesquisas internas de petistas e tucanos, que anteciparam a estabilização de Marina na semana passada, passaram a indicar os primeiros sinais de queda da adversária.
  • Faz que não ouviu Aliados de Marina Silva (PSB) querem evitar que ela gaste todo o seu tempo de TV para reagir a ataques de Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB). Com apenas 2 minutos de propaganda, a candidata dedicou meio programa de sábado para se defender da acusação de que colocará o pré-sal em risco. Marineiros preferem que ela não volte à defensiva após Eduardo Campos ter sido citado pelo ex-diretor Paulo Roberto Costa entre os políticos que receberiam propina da Petrobras.
  • Davi e Golias Um dirigente da campanha diz que é preciso driblar a agenda negativa na TV: "Se formos rebater cada ataque, não sobra tempo para mais nada. A cada programa do PT, que tem 12 minutos, precisaríamos de seis dias para responder".
  • Tropa digital O comitê de Marina deve reforçar o apelo para que militantes a defendam nas redes sociais. Ontem a presidenciável se disse vítima de uma "campanha desleal" de PT e PSDB.
Leia estas e outras notas no Painel desta segunda

POR QUE ESTA INDENIZAÇÃO NÃO PODE SER PAGA PELA SEGURADORA? SEGURO DO AVIÃO FOI FRAUDADO?
Folha
Família de Campos quer que União pague indenização a outras vítimas
O advogado Antônio Campos, irmão do ex-governador Eduardo Campos, morto em acidente aéreo em Santos, quer que a União e a Cessna, fabricante da aeronave, paguem as indenizações às vítimas do voo e aos moradores afetados em solo.
O pedido da família de Campos será apresentado ao Ministério Público Federal. Além de Campos, outras seis pessoas morreram na tragédia, sendo quatro assessores, o piloto e o copiloto da aeronave.
"Não dá para buscar o [ressarcimento] do dano maior sem achar a razão de acidente. Mas, enquanto isso, não dá para esperar", disse o advogado à Folha sobre a situação dos familiares das vítimas e também dos moradores.
A investigação sobre as causas do acidente ainda não foram concluídas. No final de agosto, o irmão de Campos visitou os moradores e prometeu apoio às famílias.
"Eu não prometo uma coisa sem fazer. O partido [PSB] admite, no futuro, a possibilidade de ajudar em caso de ausência da seguradora."

PROGRAMA DE MARINA E DO PSB: NADA SE CRIA, TUDO SE COPIA: ATÉ REVISTA DA USP FOI PLAGIADA
MM
Programa de governo de Marina copia artigo da Revista USP (só suprime a expressão "energia nuclear")

Revista Fórum
Marina Silva copia programa de governo de Lula de 2006

RESSENTIDA, MARINA ACUSA PT E PSDB DE ESTAREM IRMANADOS PARA DESQUALIFICÁ-LA
Terra
Marina acusa PT e PSDB de promoverem campanha desleal contra ela
ndidata Marina Silva, do PSB, acusou neste domingo os partidos de seus principais adversários - o PT de Dilma Rousseff e o PSDB de Aécio Neves - de promoverem uma campanha desleal contra ela.
Marina afirmou em entrevista coletiva na sede de seu comitê de campanha em São Paulo que os dois partidos estão "juntos numa campanha desleal que afronta a inteligência da sociedade brasileira, fazendo todo o tipo de difamação, de calunia, de desconstrução do nosso projeto político e até mesmo da minha pessoa".
A candidata do PSB disse que "PT e PSDB (estão) irmanados na determinação de nos destruir, não importam os meios", que vão desde ataques na propaganda eleitoral até a "impressionante mobilização de um exército de propagadores de calúnias, mentiras e distorções nas redes sociais" para tentar "desconstruir" a sua imagem e de sua campanha

CONSELHEIRO ESPIRITUAL DE MARINA
Estadão
Presidente da Assembleia de Deus de Rio Branco é a quem Marina Silva recorre em horas decisivas

DILMA EM FOCO

DILMA CRITICA  MARINA POR DEFENDER AUTONOMIA DO BANCO CENTRAL E INVESTIMENTO  EM FONTES DE ENERGIA ALTERNATIVAS EM DETRIMENTO DA EXPLORAÇÃO DO PRÉ-SAL
Terra
Na TV, Dilma dispara fogo amigo contra Marina
Criticar sem ofender. Essa é a estratégia da propaganda eleitoral de Dilma Rousseff (PT) em relação à sua principal rival, Marina Silva (PSB).
No sábado (6), a presidente falou sem rodeios sobre a adversária em seu horário na TV. Mas as palavras foram bem escolhidas.
Ficou evidente o cuidado para evitar que Marina se vitimize, acusando a presidente de usar o tal ‘discurso do medo’. O tema escolhido para lançar uma espécie de fogo amigo contra a ex-senadora foi o pré-sal.
“Eu conheço Marina Silva, e posso dizer que ela não é uma pessoa mal intencionada. Mas posso garantir que tem se revelado uma candidata com visões profundamente equivocadas sobre o desenvolvimento do Brasil”, declarou Dilma.
Ao comentar as posições da oponente sobre a exploração do pré-sal e a autonomia do Banco Central, a petista afirmou que “em suas propostas, Marina chega a dar passos ainda mais atrás do que os tucanos”

DILMA APOIA MOBILIZAÇÃO POPULAR QUE PEDE REFORMA POLÍTICA JÁ
MM
Dilma: Plebiscito e referendo são grandes passos para o aprofundamento da democracia
A reforma política é necessária para garantir os avanços conquistados nos últimos 12 anos nas áreas econômica, social, cultural e em várias outras. O tema foi abordado por Dilma nesse 7 de setembro, em entrevista coletiva, que lembrou que o plebiscito por uma reforma política foi um dos clamores dos manifestantes em junho de 2013. “Eu, pessoalmente, sou a favor do plebiscito. Acredito que só o empoderamento que o povo dá a algumas questões pode levar à reforma política”, declarou.
Dilma recordou ainda que, após as manifestações, o governo elaborou um pacto com diferentes tópicos, entre eles, o que propunha a realização da consulta popular para que a população decidisse sobre temas como financiamento de campanha, tipo de voto e de representação, duração do mandato do executivo etc

ESPORTES

"DIRETAS JÁ" NA CBF E FEDERAÇÕES ESTADUAIS
Folha / Painel FC
Bom Senso prega diretas já e quer atletas votando na CBF e em federações
  • As novas Diretas Já Aproveitando o clima de eleição, o Bom Senso F.C. se organiza para lançar campanha pregando que a CBF e as federações estaduais tenham eleições diretas. O movimento quer que jogadores e técnicos sejam os responsáveis por eleger os presidentes das entidades. A ideia altera o modelo atual, no qual o colégio eleitoral da CBF é composto por federações e clubes da 1ª divisão. Nas entidades estaduais, são os times locais que votam.
  • Espelho. Na nova campanha, o Bom Senso vai dizer que o “esporte brasileiro precisa de um choque de democracia”. O movimento questionará ainda por que, no esporte, os atletas não podem votar nas entidades, se o Brasil está em sua “sétima eleição presidencial direta após viver num regime militar”.
  • Em pauta. A campanha do Bom Senso pelas “Diretas Já” será a quarta bandeira levantada pelo movimento desde sua criação. O grupo de jogadores já prega a alteração no calendário do futebol nacional, o fair-play financeiro dos clubes e a segurança dos torcedores nos estádios.
Leia estas e outras notas da coluna desta segunda

MELHORES MOMENTOS
G1
Escolha o esporte de sua preferência

Postar um comentário

0 Comentários