Avaliação física é importante para quem quer voltar a pedalar

William Cardoso

do Agora
Andar de bicicleta é considerado por especialistas um exercício de baixo impacto, que só tende a fazer bem para a saúde, mas pode causar contusões e até doenças. Todos que querem começar ou voltar a usar a "magrela" devem fazer uma avaliação física, mas um check-up completo é essencial para determinadas pessoas.
"Pessoas acima de 40 ou 45 anos, que eventualmente tenham hipertensão, diabetes e perfil lipídico alterado (colesterol e triglicérides), devem fazer exames antes de começar", diz o coordenador do Laboratório de Avaliação da Performance Humana da Unesp (Universidade Estadual Paulista) de Rio Claro, Benedito Sergio Denadai.
Diretor da SBMEE (Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte), Jomar Souza diz que não há idade para pedalar, mas é importante tomar cuidados. "As crianças devem usar as rodinhas de apoio até conseguirem pedalar sem elas. Os idosos que têm problemas de equilíbrio, como os causados por labirintite, devem evitar a prática. Na terceira idade há ainda o risco das quedas causarem fraturas mais facilmente, devido a quadros de osteoporose", afirma.

Postar um comentário

0 Comentários