Condomínio adota rodízio próprio para ter água à noite

William Cardoso e Felipe Amorim

do Agora
Um condomínio na estrada Itaquera-Guaianases (zona leste de SP) sentiu os efeitos da falta d'água fornecida pela Sabesp e decidiu fazer um racionamento por conta própria.
Das 13h30 às 17h30, todos os dias, os registros dos 11 prédios do local são fechados e os 362 apartamentos ficam de torneiras secas. Isso é feito para que o reservatório acumule o suficiente para ser consumido durante a noite e no início da manhã.
Entre as 18h e as 6h, não chega uma só gota da rua.
A medida foi tomada pela síndica do Condomínio Chácara das Flores, a condutora escolar Nicilene da Silva Mendonça, 46 anos.
"Uma meia dúzia criticou, mas a maioria aprovou", diz. Segundo ela, a ideia é poupar água para quem chega no início da noite. Cerca de 1.500 pessoas moram ali.
Apesar do esforço, o reservatório de 120 mil litros não resistiu a três dias de desabastecimento na semana passada.
A solução foi comprar dois caminhões-pipa, com 20 mil litros cada, por R$ 1.600. "É um dinheiro que poderia ser gasto com outras coisas", afirma.
Resposta
A Sabesp (companhia de abastecimento) afirmou que o fornecimento de água no Condomínio Chácara das Flores era normal ontem.
"Equipes da empresa estiveram no local hoje (ontem) e constataram que o abastecimento está normal, com pressão verificada na rede de 35 mca (metro por coluna d'água), ou seja, dentro da norma regulamentar brasileira, que estabelece uma pressão mínima de 10 mca.
Além disso, não constam solicitações no sistema de atendimento da empresa para esse endereço", disse, em nota, a companhia.

Postar um comentário

1 Comentários

  1. Isso não é proibido? Como é que uma síndica adota uma providência dessas sem convocar uma assembléia extraordinária para consultar os condôminos? Pensei que autoritarismo só existia na politica...

    ResponderExcluir