Estudante encontrado morto na raia olímpica da USP morreu de overdose, diz laudo

Ele estava em festa dentro da universidade quando foi buscar cerveja sozinho e sumiu

Do R7, com Balanço Geral
O estudante Victor Hugo Santos, de 20 anos, encontrado morto na raia olímpica da USP (Universidade de São Paulo) no mês passado, morreu de overdose, segundo laudo do IC (Instituto de Criminalística). O documento, que vai ser anexado à investigação feita pelo DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa), revela que o universitário ingeriu uma droga sintética conhecida como 25i ou 25-mbome, também chamada de Pandora.
Essa droga surgiu no mercado em 2010. Ela é produzida em larga escala na Europa e na China e há relatos de pequenos laboratorios também nos Estados Unidos. É um tipo de entorpecente caro e, geralmente, distribuído em festas universitárias e raves.
Aqui no Brasil ela passou a ser considerada uma droga ilícita apenas em fevereiro deste ano.O entorpecente tem alto poder de alucinação e de alteração do comportamento.
A Agência Nacinoal de Vigilância Sanitária incluiu a 25i na lista de substâncias proibidas depois de várias apreensões. Em novembro do ano passado, um dentista e um outro jovem foram presos por suspeita de traficar ecstasy e LSD na Vila Mariana, na zona sul de São Paulo. Mas o laudo feito pelo Instituto de Criminalística levou a liberação dos dois.
Em vez de Ecstasy e LSD, os comprimidos eram da nova substância que, na época, ainda não era considerada ilícita. Por isso, os dois suspeitos foram soltos. Segundo especialistas, a droga atinge o sistema neurotransmissor de serotonina no cérebro, provocando o mesmo estímulo do LSD. Ela é consumida por via nasal ou sublingual. Os efeitos causam delírio, mas também podem provocar desmaios. 
O assessor da Organização Mundial de Saúde para a segurança de medicamento, o médico Antony Wong, confirma que essa droga sintética pode levar à morte. 
— O que acontece é que a alucinaçao é tão violenta, tão intensa, que a pessoa voa, saltando do décimo sétimo andar. Outra pessoa, correndo, foi contra uma árvore, porque achou que poderia derrubar a árvore.
No mundo, pelo menos vinte pessoas morreram depois de consumir essa droga.
Corpo de Victor Hugo Santos, de 20 anos, foi encontrado na raia olímpica da USPReprodução Rede Record
O caso
Victor Hugo Santos foi visto pela última vez por volta das 4h do dia 20 de setembro, quando deixou os amigos para comprar uma cerveja. Ele participava de uma festa no velódromo da USP. O evento comemorava os 111 anos do Grêmio Politécnico da instituição e reuniu cerca de 5.000 pessoas.
O corpo dele foi encontrado três dias depois boiando na raia olímpida da USP. Antes de encontrar o corpo, amigos de Santos disseram ao pai dele que o jovem havia  ingerido drogas sintéticas na noite em que desapareceu.  

Postar um comentário

0 Comentários