Exame detalhado do intestino é indicado para prevenir câncer

Bárbara Souza

do Agora
Essa investigação detalhada é feita por meio do exame chamado colonoscopia, que consiste na visualização completa do intestino grosso e parte do intestino delgado. Segundo os médicos, o exame de colonoscopia é a melhor forma de prevenir o câncer de intestino ou outras doenças que podem aparecer com a idade.
"A colonoscopia é utilizada para avaliar e diagnosticar lesões inflamatórias, tumorais, úlceras e algumas doenças infecciosas que afetam o órgão", diz o gastroenterologista Décio Chinzon, do laboratório Lavoisier Medicina Diagnóstica. Mas também é o exame indicado para qualquer sintoma anormal no intestino. "Qualquer paciente que tenha diarreia crônica ou suspeita de doença inflamatória intestinal deve fazer", diz.
Mas o exame tem de ser feito também por quem tem parentes próximos com câncer no intestino (pai, mãe, irmãos), inflamações frequentes no intestino, doenças consideradas pré-malignas, como a doença de Crohn e retocolite ulcerativa, ou sangramentos. Por essas questões, o médico pode recomendar o exame independentemente da idade.

Postar um comentário

0 Comentários