Falta de água se espalha por todas as regiões da capital

Folha de S.Paulo

Antes restritos a determinadas áreas, em períodos específicos, os casos de falta de água se espalharam por São Paulo nos últimos dias, atingindo 23 bairros de todas as regiões da capital por intervalos que variam entre algumas horas a vários dias.
Nas últimas 24 horas, a reportagem identificou 30 pontos de desabastecimento.
As descrições contrastam com o discurso da Sabesp, que nega racionamento.
Segundo a empresa, os afetados são uma população restrita, 1% a 2% dos paulistanos, moradores de locais altos, sem caixa d'água ou com reservatório insuficiente.
A situação é mais dramática para consumidores com esse perfil, mas o problema não se resume a eles.
A crise trouxe de volta à cena os caminhões-pipa, alguns deles distribuídos.
"Mas ele passa rápido. Quem não corre fica sem", disse Gilson Costa Trindade, 45 anos, morador da Vila São Pedro (zona sul), onde há falta de água desde domingo.
Resposta
A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) diz que o forte do calor dos últimos dias aumentou o consumo, prejudicando o abastecimento em alguns bairros da cidade.
Afirma, porém, que isso se restringe a "alguns pontos altos e distantes" do município –ao contrário do que constatou a reportagem.
Procurada, a assessoria do governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou que somente a empresa se pronunciaria sobre o assunto.
A empresa sustenta ainda que, além do calor, as interrupções foram provocadas por manobras operacionais para trocar os sistemas de abastecimento dos bairros.
Esses procedimentos são feitos desde o início do ano para que áreas abastecidas originalmente pelo sistema Cantareira passem a receber água de outros mananciais em situação menos crítica. Ontem, o nível do Cantareira chegou a 4,5%.
"A Sabesp agradece a contribuição dos consumidores na redução do consumo, que continua sendo essencial para enfrentar a seca mais grave da história", conclui a nota enviada pela empresa.
A companhia não respondeu individualmente sobre os casos de falta de água.

Postar um comentário

0 Comentários