Morales dedica vitória 'anti-imperialista' a Fidel Castro e Hugo Chávez

Morales e seu vice-presidente, Álvaro García Linera, teriam vencido as eleições com cerca de 60% dos votos, segundo as pesquisas de boca de urna.

O presidente da Bolívia, Evo Morales, saiu neste domingo à varanda do Palácio de governo para comemorar perante uma multidão sua vitória eleitoral, que dedicou ao líder cubano Fidel Castro, ao falecido líder venezuelano Hugo Chávez, e a todos os governos 'anti-imperialistas' do mundo.
Morales e seu vice-presidente, Álvaro García Linera, teriam vencido as eleições com cerca de 60% dos votos, segundo as pesquisas de boca de urna e por contagem rápida divulgadas pela imprensa boliviana esta noite, à espera dos resultados da apuração oficial.
Esta prematura comemoração do presidente e suas bases se deve a que na Bolívia, historicamente, os resultados das pesquisas de boca de urna e por apuração rápida coincidem com os dados que o Tribunal Superior Eleitoral divulga após a apuração oficial.
'Pátria sim, colônia, não!' cantaram Morales e seus seguidores.
Morales e García Linera, conseguiram, segundo essas pesquisas extraoficiais, um terceiro mandato para o período 2015-2020.
O governante também disse que a vitória demonstrou que na Bolívia 'não há meia lua, mas lua cheia', em referência à forma como os políticos opositores autonomistas se referiam às regiões orientais com o apelativo de 'Meia Lua'.
Pela primeira vez na história, Morales conseguiu a vitória no próspero departamento (estado) de Santa Cruz, antigo reduto autonomista.
Segundo Morales, seu Movimento Ao Socialismo (MAS), ganhou com clareza em oito dos nove departamentos e ainda 'briga voto a voto' em um deles, em alusão à região amazônica de Beni, na qual segundo as pesquisas teria vencido o opositor Samuel Doria Medina, que em nível nacional teria obtido em torno de 25%.
O governante se dirigiu à oposição, à qual pediu para não promover confrontos e para trabalharem unidos pela Bolívia.
'Pela Bolívia suportamos com muita paciência, não há porque comentar ou lembrar (...) Por isso os convocamos (os opositores) a somar, a trabalhar. Têm direito a discordar, mas acima disso está nossa querida Bolívia', acrescentou.

Postar um comentário

0 Comentários