Paciente enfrenta fila de até 2h30 por consulta em UBS

Stephane Sena

do Agora
Às 7h da manhã de ontem os termômetros marcavam dos 12C na capital. Mesmo assim, a UBS Jardim São Jorge, na região do Butantã, já tinha 82 pessoas em fila para conseguir agendar uma consulta com médico. Na UBS Jardim Jaqueline, também no Butantã, havia outros 23.
Apesar da determinação da Prefeitura de São Paulo para que as agendas de consultas com clínico geral, ginecologistas e pediatras estejam abertas todos os dias, na UBS Jardim São Jorge, dizem os pacientes, a agenda de consultas só é aberta às segundas-feiras e, como a procura é grande, as vagas da semana se encerram em poucos minutos.
Quem não chega cedo, afirmam, volta para casa sem atendimento marcado. A espera chega a duas horas e meia, segundo eles.
A aposentada Lourdes Alves de Andrade, de 71 anos, acordou às 5h para chegar à fila às 5h40. Duas horas depois, foi avisada que não poderia marcar consulta porque a UBS não dispunha de médico para receber seus exames. "Disseram que preciso voltar outro dia. Não tenho outra saída senão esperar que da próxima vez tenha médico para me atender.

Postar um comentário

0 Comentários