Pesquisador afirma que disputa pela classe C domina eleições presidenciais

Para pesquisador e diretor do DataPopular e especialista em comportamento de consumo da classe C, a eleição ainda está longe de estar decidida.

A corrida presidencial continua imprevisível após a divulgação nesta quinta-feira das pesquisas dos institutos Ibope e Datafolha, que apontam um ligeiro distanciamento de Dilma Rousseff em relação a Aécio Neves, fazendo com que cresça a disputa pelos votos da classe C, que segundo o especialista Renato Meirelles, serão determinantes no resultado das eleições.
De acordo com o último levantamento do Datafolha, Dilma lidera a as intenções de voto com 53%, enquanto Aécio tem 47%.
Já na pesquisa Ibope, a distância entre os candidatos é maior, de oito pontos, com 54% para a petista, contra 46% do tucano.
Para Meirelles, pesquisador e diretor do DataPopular e especialista em comportamento de consumo da classe C, a eleição ainda está longe de estar decidida.
Em entrevista para a Agência Efe, Meirelles explicou que 15% dos eleitores costumam deixar para decidir nas últimas horas antes da votação e que parte considerável desses eleitores são justamente da classe C.
'Na medida em que os eleitores das classes D e E estão majoritariamente votando na presidente Dilma e os eleitores das classes A e B estão majoritariamente com o senador Aécio Neves, a classe C acaba funcionando como fiel da balança', destacou o especialista ao avaliar que a classe C está 'totalmente dividida'.
'Os mais jovens, os mais escolarizados e os com um pouco mais de renda da classe C estão mais propensos a votar no Aécio, enquanto os mais velhos, com menos escolaridade e renda menor mais propensos à presidente Dilma', considerou Meirelles.
Para o especialista do DataPopular, a configuração social destas eleições fazem com que seja impossível prever o resultado de domingo.
'Temos um debate que vai ser recorde de audiência na sexta-feira e tudo pode acontecer até a hora dos brasileiros irem votar. Então é uma disputa acirrada que vai ser decidida no último minuto', destacou Meirelles. EFE.

Postar um comentário

0 Comentários