PT e PSDB devem acirrar disputa por voto de última hora

O voto dos indecisos, que deixam para escolher seu candidato na última hora, tem grande peso nesta eleição e deve fazer a diferença nas urnas também no segundo turno, no próximo dia 26. , 6% dos eleitores ainda não decidiram em quem votar e outros 6% afirmaram que votarão branco ou nulo. O Datafolha perguntou também aos 9.081 entrevistados em 366 municípios qual foi o momento em que escolheram em quem votariam no primeiro turno. Nada menos do que 15% decidiram na reta final: 8% decidiram a uma semana da eleição, 6% na véspera (sábado) e 9% só escolheram no próprio domingo, dia da votação.
Dos que disseram ter votado em Dilma Rousseff (PT), 17% decidiram na última semana, dois quais 11% optaram pela candidata entre sábado (4%) e domingo (7%). Aécio Neves (PSDB) teve 23% de seus eleitores conquistados na última semana, dos quais 13% tomaram a decisão definitiva no fim de semana (6% no sábado e 7% no domingo). Dos eleitores de Marina Silva (PSB), 20% fizeram a escolha na última semana, 5% no sábado e 8% no domingo.
De acordo com o Datafolha, entre os indecisos o percentual de conversão pró-PT é de 13%, o dobro do percentual do PSDB, de 6%. Os indecisos são em maioria pessoas que avaliam o governo de Dilma Roussef como regular e votou em uma mulher no primeiro turno: 32% em Dilma, 26% em Marina. Os que se dizem agora indecisos e votaram no Aécio no primeiro turno somam 14%.
Em geral, o maior número de indecisos é de mulheres (67%). Por escolaridade, 48% têm Ensino Fundamental, 38% concluíram até o Ensino Médio e 15% têm curso superior.
APOIO DE MARINA EM XEQUE
De acordo com o Datafolha, Aécio e Dilma têm taxas equivalentes de eleitores convictos, aqueles que não estão dispostos a mudar o voto: 42%. A taxa de rejeição - os que dizem que não votam em determinado candidato de jeito algum - oscilou de 43% para 42% para Dilma, e a de Aécio aumentou de 34% para 38%. Chama atenção ainda a posição dos eleitores sobre o apoio de Marina Silva (PSB) ao tucano. Na semana passada, 13% dos eleitores diziam que o apoio dela faria com que não votassem no nome indicado. Nesta semana, o percentual cresceu para 23%. Os que dizem que o apoio de Marina pode levá-los a votar em Aécio são 20%, mas a maioria (53%) diz que esse apoio é indiferente.

O personagem mais influente continua sendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva: 37% dizem que poderiam votar em alguém indicado por ele - 21% não votariam e 39% dizem ser indiferentes. Já o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ajuda menos: 50% dizem ser indiferentes, 28% afirmam que não votariam e 16% consideram que poderiam votar.

Postar um comentário

0 Comentários