PT mineiro tenta conter crescimento de Aécio no estado

Dilma venceu em Minas Gerais no primeiro turno. Estratégia foi definida em conversas com Lula.

BELO HORIZONTE - O PT de Minas Gerais detectou um crescimento da candidatura de Aécio Neves (PSDB) no estado e tenta uma ofensiva nas classes C, D e E para estancar o processo. No primeiro turno, Dilma ficou em vantagem em Minas Gerais: obteve 43,48% dos votos, contra 39,75% de Aécio. Além disso, o PT elegeu Fernando Pimentel governador, acabando com a hegemonia tucana. A necessidade de fazer um corpo-a-corpo junto aos eleitores foi definida inclusive em conversas com o ex-presidente Lula, que esteve em Belo Horizonte no último sábado. Segundo interlocutores, Lula disse que a eleição do novo presidente da República será definida por uma margem muito pequena de votos, embora aposte no potencial da presidente de ficar com a maior parte dos indecisos.
Os comandos das campanhas de Dilma e de Aécio montaram uma guerra de agendas no estado. Os militantes dos dois partidos marcam atos, apesar de a eleição estadual já ter acabado. O petista Fernando Pimentel tem se reunido com lideranças da região, enquanto parlamentares como Nilmário Miranda (PT-MG) têm agido em favelas e comunidades pobres.
— Ele cresceu bem em algumas regiões. Há um trabalho nosso de casa a casa, sobretudo nas classes C, D e E. A campanha agora é disputar os indecisos. O presidente Lula está otimista — disse Nilmário Miranda.
Para contrapor a ofensiva petista, o PSDB marcou um encontro com prefeitos na região de Juiz de Fora no último sábado. Ontem, houve a Caminhada da Libertação, como foi chamado o movimento, que começou na avenida Bandeirantes e seguiu em direção à Praça da Bandeira, na região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Nesta segunda-feira, o próprio Aécio terá agenda na capital mineira. Segundo sua assessoria, ele passará por Belo Horizonte para fazer uma nova visita ao Santuário Nossa Senhora da Piedade, onde esteve no início do primeiro turno da eleição. O tucano viaja, em seguida, para Belém.
A presidente Dilma também deve retornar ao Estado nesta semana. Já Lula, depois de Belo Horizonte, terá eventos em São Paulo, na segunda-feira; em Pernambuco, na terça-feira; e no Rio de Janeiro, provavelmente na quarta-feira. O ex-presidente já passou pelo Pará, Acre e Amazonas nos últimos dias.

Postar um comentário

0 Comentários