Região de Sorocaba registra alta incidência de raios ultravioletas

Em Sorocaba (SP), umidade do ar está baixa, em torno de 20%.

Dermatologista dá orientações de como se proteger da radiação solar.

Do G1 Sorocaba e Jundiaí
Região de Sorocaba registra alta incidência de raios ultravioletas  (Foto: Reprodução/ TV TEM)Atividades físicas devem ser evitadas entre 10h e 15h (Foto: Reprodução/ TV TEM)
A região de Sorocaba (SP) registrou alta incidência de raios ultravioletas nos últimos dias e baixa umidade do ar, em torno de 20%. O céu aberto e com poucas nuvens na tarde desta terça-feira (14) indica que é preciso ter cuidado. Em condições assim, o índice ultravioleta é maior e, consequentemente, aumentam os riscos de queimaduras na pele devido à exposição solar.
Segundo a dermatologista Karem Corrêa e Silva, a exposição por vários dias durante anos causa alteração gradativa na pele e aumentam as chances de desenvolvimento de câncer de pele. Ela afirma que para se proteger dos raios ultravioletas são necessários alguns cuidados simples. “Utilizar chapéu, sombrinha, protetor solar e evitar os horários de pico”, orienta.

Medidor de radiação
A
s atividades físicas não devem ser realizadas entre 10h e 15h. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca), neste ano devem surgir 180 mil novos casos de câncer de pele no Brasil.
Um equipamento desenvolvido por alunos do curso de mecatrônica de uma escola em Sorocaba mede a radiação solar e indica o nível de perigo no momento. Com o auxílio de uma tabela, a cor que aparece no equipamento indica os cuidados que devem ser tomados e o tempo máximo de exposição.
Região de Sorocaba registra alta incidência de raios ultravioletas  (Foto: Reprodução/ TV TEM)Equipamento mede radiação solar e indica nível de perigo (Foto: Reprodução/ TV TEM)
Região de Sorocaba registra alta incidência de raios ultravioletas  (Foto: Reprodução/ TV TEM)Tabela auxiliar do equipamento indica tempo máximo de exposição (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Postar um comentário

0 Comentários